A microempreendedora individual de Ilhéus, Rhanna Novaes, dona do Ateliê Dona Carmem Acessórios, concorre na etapa estadual do 14º Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cuja cerimônia de anúncio acontece nesta quarta-feira (21), na sede do Sebrae em Salvador.

Rhanna, que atua no ramo da moda, valorizando a imagem e pluralidade da mulher brasileira, desenvolve uma linha própria de acessórios atemporais formalmente há cinco anos, mas conta que iniciou nesse universo ainda criança.

“Comecei bem cedinho, ainda criança. Eu mesma produzo minhas peças, juntamente com a minha mãe, e as que não são peças minhas, vêm de curadorias de outros ateliês”, conta.

A Dona Carmem Ateliê começou no mercado online, utilizando as redes sociais como principal canal de comercialização, e só um ano depois, após participar de ações do Sebrae, é que a empreendedora decidiu abrir a loja física.

“Eu fiz o Empretec e percebi que era a hora de abrir a loja física e, graças a Deus, somos referência aqui na cidade e enviamos também nossos produtos para todo o Brasil”, celebra Rhanna.

A empreendedora é uma inspiração para diversas outras mulheres. Ela é formada em Direito, foi bancária e decidiu abrir mão das carreiras para empreender e provar que a mulher pode ser dona do próprio negócio e também ter uma estabilidade financeira.

“Eu sempre achei que tinha o dom para empreender, mas busquei me capacitar para não ser uma empreendedora amadora e tenho os meus objetivos empresariais. Ainda quero impactar muitas outras mulheres com a minha história”, disse.

Quando soube que era uma das finalistas na etapa estadual, a idealizadora da Dona Carmem Acessórios disse que percebe que está no caminho certo. “Apesar das adversidades que estou vivendo, eu, meu esposo e toda a minha equipe estamos muito felizes por ser finalista. Acredito que muitas outras portas se abrirão e que, com essa oportunidade, poderei dar mais visibilidade ao meu trabalho e conquistar os sonhos que tenho”, celebrou.

Nesta etapa estadual a categoria pequena empresa, premia três candidatas, com ouro, prata e bronze. A participante que receber o ouro avança para a etapa regional, com as demais empresárias do Nordeste. Destas, as que melhor se destacarem, estarão entre as finalistas da etapa nacional que acontecerá em Brasília – DF, em novembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado em 2004 e, desde então, vem contando histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras em todo território nacional. A premiação é uma forma de valorizar a força empresarial das mulheres que se destacam, não apenas como empresárias à frente de negócios de sucesso, mas também como pessoas que enfrentaram e superaram grandes obstáculos.