O Encontro de Gestores de Cultura do Território Litoral contou com a presença de mais de 16 Gestores Municipais do nosso território, reunindo também mais de 200 agentes e empreendedores culturais de diversas cidades. O encontro aconteceu no Teatro Candinha Dória, em Itabuna, na última quinta-feira (1º).

Uma ação do FAEG-SUL (Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul) em parceria com a FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), durante todo o dia aconteceram palestras, rodas de conversas e mostra artístico-cultural.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. E conta também com os apoios institucionais da AMURC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e da Fundação de Cultura e Cidadania – FICC, da Prefeitura Municipal de Itabuna.

Emocionada, relembrando os momentos de reclusão na pandemia, Cristiane Santana, presidente do FAEG, agradeceu a todos os presentes. “Estamos aqui fazendo história. Para começar, estamos vivos. Vivos e atuantes, após esses anos de pandemia e de tentativa de apagamento da nossa cultura. Só tenho a agradecer a parceria de cada um e cada uma aqui. Vamos em frente pavimentar os caminhos da Política Pública de Cultura em nosso território e nos fortalecer enquanto agentes, empreendedores e gestores culturais. Pois Cultura é Vida e é Viva!”

As palestras e rodas de conversa giraram em torno do Direito Constitucional à Cultura, ao Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo, aos Pontos de Cultura e à Gestão Cultural. Em momento de protesto, durante a tarde, um coletivo de produtores do setorial de audiovisual entregou uma carta para a Diretora de Territorialização da Cultura da SUDECULT, Jane Estrela, presente no evento. Em plenária, o grupo, representado pelo produtor de cinema, Elson Rosário, solicitou o repasse de 50% dos recursos da Lei Paulo Gustavo para o interior, sob a alegação de que esta população representa 80% da população do estado.

“O intuito do encontro é o de realizar o diálogo e ampla discussão sobre as políticas públicas de cultura, em âmbito regional, ouvindo as demandas de cada município, por entendermos que é disso que nosso povo precisa: momentos de escuta, de fala, de esclarecimentos e, principalmente, de ações propositivas”, disse Bruna Setenta, Chefe de Planejamento, Projetos e Pesquisa da FICC e vice-presidente do FAEG.

O evento reuniu representantes dos municípios de Itacaré, Ibirapitanga, Itajuípe, São José da Vitória, Itabuna, Una, Ilhéus, Itapitanga, Uruçuca, Itaju do Colônia, Arataca, Barro Preto, Itapé, Mascote e Jussari.

“Quero agradecer a equipe Faeg-Sul pela articulação, organização e empenho para que esse encontro ocorresse”, disse Ronara Criola, gestora Municipal de Cultura de Itacaré.