O jornalista e escritor Ramayana Vargens lança, nesta quinta-feira (26), às 19 horas, a obra poética “Amor tecido nas nuvens”. O evento cultural acontecerá na Academia de Letras de Ilhéus (ALI), situada na rua Antônio Lavigne de Lemos, centro histórico do município. “São versos de amor da vida inteira. Amor como busca de prazer, surpresas, autoconhecimento e diálogo com o mundo”, revela o autor. “Poesias das paixões ativas, que contam os caminhos da emoção, as histórias do corpo e os sentidos, sem sentido, da razão”, completa.

Para o sociólogo Agenor Gasparetto, que assina a apresentação da obra, “Amor tecido nas nuvens” contém versos e poemas que são melhor apreendidos quando, depois de lidos, os rememoramos de olhos fechados. Ramayana Vargens ocupa a Cadeira de número 11 da ALI, desde julho de 2017. Anteriormente a Cadeira era ocupada pelo professor e historiador Dorival de Freitas.

Missão

Com diversas publicações em revistas literárias, especialmente na década de 70, quando vivenciou a luta contra opressão e ao regime militar, este é o primeiro livro publicado por ele. Resistente ao movimento de o próprio autor ter que produzir a sua própria obra, Ramayana Vargens finalmente aceitou publicar, agora, a sua obra poética, sob a responsabilidade da editora Via Litterarum. “A minha missão era escrever. Publicar, uma decorrência natural deste processo”, justifica a demora.