O espetáculo ‘Tati Búfala’, que teve participação e apoio do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia, foi indicado para o Prêmio Braskem, na categoria infanto-juvenil, e estará em cartaz na Mostra Prêmio Braskem de Teatro na formatação online no período de 13 a 17 de outubro. A peça poderá ser assistida no canal do YouTube da Braskem através do link www.youtube.com/premiobraskem.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre temas como racismo, preconceito, bullying e depressão, “Tati Búfala” conta a história de uma adolescente negra da periferia da cidade de Alagoinhas, na época de 1989. O elenco é formado por policiais militares e por 10 adolescentes escolhidos após seleção realizada em 2019, resultado de uma parceria com o Grupo de Teatro Junto e Misturado, da Base Comunitária de Itinga, em Lauro de Freitas.

O espetáculo une duas gerações do teatro baiano, um grupo de teatro que surgiu dentro da Polícia Militar da Bahia há 27 anos e o Junto e Misturado, projeto criado com o intuito de transformar a vida de jovens da periferia através da arte. Esses grupos alinham forças através dos seus talentos para revelar ao mundo que polícia e comunidade podem conviver bem e lutar por temas tão reais e atuais: o bullying e a depressão.

A autoria da peça é de Gabriel Matos, cabo da PM, que fez uma adaptação do livro ‘Tati Búfala’ também de sua autoria – prestes a ser publicado com prefácio de Mabel Velloso – inspirado por uma história verídica e tem direção do soldado Luide Prins, formado em artes cênicas.

“Estamos radiantes pela PMBA conquistar esse espaço da arte tão disputado por profissionais renomados da área. Essa indicação comprova que estamos fazendo a coisa certa, levando ao público a conscientização através da abordagem de temas tão importantes para a sociedade com muita dedicação e amor”, ressalta o cabo Gabriel, que faz questão de pontuar o sentimento de toda a equipe.

O resultado da premiação será divulgado no dia 18 de outubro e transmitido ao vivo pelo mesmo canal da Braskem no YouTube.

FICHA TÉCNICA “TATI BÚFALA”

Texto: Cabo Gabriel Matos

Direção: Soldado Luide Prins

Assistência de Direção: Davi Arteac, soldado Marione Lima

Direção de Audiovisual: Davi Arteac

Direção Musical: Luciano Salvador Bahia e Roberto Cândido

Coreógrafo e Preparador Corporal: Alexsandro Palmeira

Animação: Bruna Carvalho

Vídeo mapping: Victor Hugo Sá

Operação Vídeo mapping: Camila Santana
Cenário e Figurino: Guilherme Hunder
Assistente de Figurino: Giovana Boliveira
Iluminação: Victor Hugo Sá
Assistente de Iluminação e Operação de Luz: Ronald Luan

Produção: Sidnaldo Lopes

Produção Militar:
Sargento Rainer Kruppe
Sargento Zuleica Gonçalves
Cabo Milena Celina

Elenco:
Ana Valeria Nascimento
Cabo Andréia Iêda
Artur Carvalho
Bruna Auzier
Clara Mariani
Cabo Gabriel Matos
Sargento Gleide Santana
Hebert Nascimento
Ianei Sacra
Léo de Jesus
Letícia Galisa
Letícia Souza
Maiia Rocha
Soldado Marione Lima
Natalie Souza
Pâmela Barbosa
Robert Oliveira
Stefane Silva

Fotografia e Arte gráfica: Soldado Amilton Amparo
Produção: Soldado Aveline Amparo