Mulheres que atuam em vários segmentos na sociedade, de Itabuna e região, participaram nesta quarta-feira, 30, do Seminário realizado pela ACI, Grupo Mulheres do Brasil – Itabuna e Sebrae, com o objetivo de celebrar e incentivar o empreendedorismo feminino. O evento foi marcado pela grande participação de expositoras e a presença de representantes de entidades locais.

Uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil – Itabuna, Wandressa Souza, destacou que o evento teve o objetivo de comemorar o Dia Internacional das Mulheres. “A gente trabalha e se esforça tanto, e merece um dia para comemorar as nossas vitórias e as lutas. Por isso, a ideia de um evento acessível, gratuito, com a participação de todas. O interesse é que a gente possa agregar pessoas, trazer esse clima leve e contagiante”.

 

Com a temática “Liderança Feminina fazendo a diferença nos negócios”, a conferencista internacional, Francisca de Cássia, abordou habilidades em comum desenvolvidas pelas mulheres e que podem ser aplicadas nos ambientes de trabalho onde elas atuam. Ao mesmo tempo, ela destacou a necessidade de romper com as crenças limitantes adquiridas ao longo da vida.

“É preciso que nós mulheres nos livremos dos estereótipos que a sociedade instalou em nossa psique, desde a nossa infância, e que acabam por promover inúmeras limitações. Podemos ser o que quisermos! Mas não podemos ser o que não vemos! Precisamos de mais mulheres ocupando espaços de poder. São as competências estratégias femininas que possibilitam novos modelos de negócios”.

O presidente da ACI, Mauro Ribeiro também ressaltou a importância de as mulheres ocuparem os espaços de poder na sociedade. De acordo com ele, o evento foi muito importante para incentivar o empreendedorismo feminino e também para que a mulher possa ocupar cada vez mais espaço na sociedade. “Existem ainda muitos espaços que precisam ser preenchidos pelas mulheres”.

Em um momento de grandes mudanças na sociedade, a gerente regional do Sebrae no Sul da Bahia, Claudiana Figueiredo, abordou sobre as habilidades femininas como ponto chave para impulsionar seus negócios. “A força feminina será capaz de fazer as grandes transformações que o mundo precisa, nesse momento de transição. Não podemos mais continuar construindo modelos de negócios sem as características do modelo feminino, de acolhimento, do cuidado, das relações”.

Interação

A Secretária da Educação de Itabuna, Janaína Araújo, mediou a Roda de Conversas com mulheres inovadoras da cidade, que contou com a presença da empresária Leilane Benevides, empresária e professora Josefina Fontes, diretora executiva da TV Santa Cruz, Carol Fajardo, a vereadora Wilmaci Oliveira, a presidente da AABB e atleta, Maruze Xavier e a advogada, Laura Lima. As mulheres relataram suas experiências e os desafios que tiveram de percorrer para serem valorizadas e reconhecidas na sociedade e no ambiente de trabalho.

O evento também contou com a participação da poetisa Sheila Shew, do cantor Sinho Ferrary, da banda Amor a Dois e do violonista, Felipe Bezerra.