Itabuna perdeu nesta quinta-feira, 7, um de seus filhos ilustres, o radialista e apresentador Raimundo Varela Freire Júnior. O jornalista morreu aos 75 anos, após passar 10 dias internado em um clínica de Salvador. Considerado um dos maiores nomes da TV e do rádio baiano, Varela deixou sua terra natal ainda criança junto com os pais e cresceu no Periperi, um bairro na periferia de Salvador.

Varela dedicou mais de 40 anos à comunicação, atuando nas TVs Band e Record/Itapoan. Na Rádio Sociedade da Bahia, transformou o programa Balanço Geral em um líder de audiência nas primeiras horas do dia. Na televisão seus cartões verde e vermelho, além dos tapas na bancada eram uma marca do comunicador.

Antes de se tornar um dos principais nomes da comunicação baiana, Raimundo Varela, ainda na adolescência, trabalhou como vendedor ambulante. Depois serviu ao Exército, estudou, se formou em administração e conseguiu emprego em uma fábrica de cimentos que ele mesmo ajudou a construir. Também foi taxista e até jogador de futebol. Até então, era conhecido como “Raimundinho” e vestiu as camisas do Ypiranga, clube do coração, e do Leônico, clube pelo qual foi campeão baiano de 1966.

A prefeitura de Itabuna divulgou Nota de Pesar pela morte do apresentador, que nasceu no dia 30 de novembro de 1947, durante uma enchente em Itabuna. “Nesse momento de dor, pedimos a Deus que conforte a família, amigos e colegas de profissão. Que sua alma seja recebida em paz e luz”.