O pré-candidato a prefeito, Geraldo Simões (PT), denunciou ontem (16), em suas redes sociais o descaso com a saúde mental em Itabuna. No vídeo, ele lembra do Janeiro Branco, uma campanha nacional, que estimula ações e discussões acerca do tema.

Geraldo visitou, inclusive, a área onde seria construído um Centro de Atenção Psicossocial, previsto para funcionar 24 horas e com leitos para internamentos, mas que cujas obras estão paralisadas.

 

“O atual prefeito, já em seu último ano de mandato, não moveu uma palha para a conclusão e funcionamento desse centro especializado, num total desprezo pela saúde mental dos itabunenses. As consequências estão à vista de todos e anunciam a tragédia que pode ser evitada.
O descaso com essa obra reflete a falta de compromisso com a saúde mental da população”, denunciou Geraldo.

 

 

Geraldo destacou o crescimento dos casos de transtornos mentais graves, com surtos psicóticos, que, em momentos extremos, necessitaria de auxílio da saúde pública e até de internamento temporário.

 

 

“É urgente a conclusão dessa obra, para efetivar a garantia da atenção psicossocial àqueles que já sofrem, não apenas com a doença, mas também com os preconceitos, discriminação e estigmas sociais. Não podemos permitir que este equipamento, tão valioso quanto necessário, permaneça inacabado e abandonado”.