Única unidade de referência no enfrentamento ao novo coronavírus no sul da Bahia, o Hospital Manoel Novaes (HMN) segue reforçando as medidas de proteção aos pacientes e colaboradores. Nesta semana foi concluído mais uma etapa do plano de contingência elaborado no início do ano e que passa por atualização constante. Isso inclui a adoção de novas medidas de segurança.

Por isso, os leitos da Unidade Neonatal e Pediátrico ganharam reforço no isolamento para reduzir ainda mais o risco de contaminação entre pacientes. “Esse investimento foi feito pela Santa Casa de Itabuna para proporcionar não apenas mais segurança nos procedimentos internos, mas também garantir mais conforto para nossos pacientes. São quatro leitos na Neonatal e um na UTI pediátrica”, a afirma a diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez.

Os leitos de isolamento foram montados com paredes transparentes (vidro) para que os profissionais possam melhor monitorar os pacientes durante todo o período de internação. “Os leitos na Neonatal abrigam pacientes que precisam de um cuidado ainda maior de nossas equipes, porque abrigam bebês que, mesmos internados em incubadoras, precisavam de um isolamento ainda maior”.

A médica acrescenta que esses leitos da ala neonatal não estão entre os regulados como exclusivos pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mas também foram disponibilizados para pacientes com sintomas gripais ou positivados para o novo coronavírus. “Esse serviço de isolamento permite nos leitos que eles sejam usados ainda por pacientes como comorbidades como H1N1 e sifilis congênita ”, finaliza.