A força-tarefa da Prefeitura de Ilhéus segue atuando nas áreas críticas do município. Desde o início de ontem (21), as equipes da Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros Civil e assistentes sociais, trabalham na retirada das famílias que tiveram casas invadidas pelas chuvas. Até às 15h de sexta, haviam sido registradas mais de 70 ocorrências.

Os profissionais se dividiram em três equipes. A primeira equipe atuou nos altos do Amparo, Soledade e Malhado. A segunda equipe trabalhou nos altos do Coqueiro, Nerival, Tapera e Basílio. Já a terceira equipe operou na Avenida Princesa Isabel e Avenida Esperança. Em apenas 10 horas, as chuvas chegaram a 187 milímetros (mm). O volume pluviométrico que caiu na cidade equivale a 20 dias de chuvas para o mês de abril, com base nos dados históricos registrados no período.

força-tarefa; chuvas

Central da Defesa Civil

Com a previsão de 30 mm para as próximas 24h, os agentes continuarão de prontidão para prestar assistência aos moradores e prevenir novos acidentes. A Defesa Civil recebeu chamados da população referentes a deslizamentos de terra, alagamento de imóveis, desmoronamento de casas e contenção de encostas. Os serviços também são realizados com patrulha mecanizada.

O monitoramento de todas as áreas vem sendo realizado pelo Comitê Operacional instituído pelo prefeito Mário Alexandre. As famílias desabrigadas já começaram a receber apoio, por meio de doações e ações das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza e Saúde.

 

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Em caso de emergência, os munícipes devem acionar o órgão pelo telefone: (73) 97400-7521.