Os contribuintes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que têm carros e motos com placas que terminam em 7, 8, 9 e 0 ainda podem quitar o tributo dentro do prazo estabelecido pelo calendário anual da Secretaria da Fazenda do Estado(Sefaz-BA).

Para as placas de final 7, o prazo se encerrou na segunda-feira (31), quando venceu a cota única ou a terceira cota mensal para quem optou pelo parcelamento desde junho. Ontem (1º), o vencimento alcançou veículos com placas de final 8. Já os prazos relacionados às placas terminadas em 9 e 0 vencem em 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente.

Como fazer o pagamento

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. O pagamento também pode ser feito via aplicativos do Banco do Brasil e do Bradesco, informando-se o número do Renavam. Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-BA ou por meio do call center da secretaria (0800 071 0071).

O IPVA é um dos itens do licenciamento integrado do veículo, composto também por taxa administrativa do Detran-BA, seguro DPVAT e multas, se houver. Esses débitos deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela do imposto. Os valores do IPVA em atraso e ainda não notificados também podem ser divididos em três parcelas, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento.