Na tarde e início da noite da Sexta-feira Santa (15), centenas de fiéis participaram de mais uma Procissão da Misericórdia (Procissão do Senhor Morto). E mais uma vez representantes da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, membros da Irmandade e empregados da instituição saíram da Catedral São José e percorreram as principais ruas e avenidas do centro de Itabuna.

O provedor Francisco Valdece destacou que a tradicional celebração religiosa foi um momento para relembrar quando os discípulos retiraram o corpo de Jesus Cristo da cruz e fizeram um percurso até o local onde ocorreu o seu sepultamento. Para o provedor, foi uma oportunidade também para a reflexão dos católicos sobre a morte de Cristo e sobre os ensinamentos que Ele nos deixou.

Durante o percurso, que incluiu a caminhada de retorno para Catedral São José, o Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos e centenas de pessoas entoaram orações e cânticos pela passagem da data especial para a comunidade católica. Os fiéis e membros da Irmandade da Santa Casa (vestidos de preto) ajudaram a carregar o Esquife do Senhor Morto. “Foi mais um momento para reflexão sobre o que estamos fazendo para ajudar o outro, avaliar se estamos cometendo atos de misericórdia e de pedir e aceitar o perdão do outro”, disse Francisco Valdece.

O provedor observou também que a humanidade está vivendo uma fase muito difícil, com guerra, falta de paciência da conversa com outro e enfrentamento de pandemia de coronavírus, mas acredita que, com fé e trabalho, as adversidades serão superadas. “Desde a existência do homem que as batalhas são diárias. Cabe ao ser humano buscar orientação de Deus e usar a sabedoria para encontrar o melhor caminho e superá-las”, avaliou.