Há 20 dias, aproximadamente, moradores dos Condomínios Jubiabá e Gabriela, no bairro Nova Ferradas, em Itabuna, têm enfrentado um sério problema: a contaminação da água fornecida pela Emasa.

Segundo os moradores, além de apresentar uma coloração escura, a água tem um cheiro muito ruim, até insuportável. A Empresa de Água e Saneamento não explicou o motivo da contaminação.

Muitas pessoas, inclusive, começaram a desenvolver alergia na pele, após tomar banho com a água.

Os presidentes das duas comunidades já procuraram a Emasa, que disse não poder resolver o problema, nesse momento. A empresa municipal se prontificou apenas a instalar seis tanques de 10 mil litros – três em cada condomínio – para abastecer a população com água limpa.

Mas aí outra questão foi levantada pelos moradores. “Ou seja, vai ter aglomeração de pessoas com certeza. Como pode uma coisa dessas, em pleno período de pandemia? É um absurdo. Aqui já tem quatro casos de Covid. E quem está com a doença ou em isolamento, vai ter que ir para fila também para pegar água limpa?”, disparou, indignada, a balconista Idinéia Santana, moradora do condomínio Jubiabá, que procurou o blog O Trombone para denunciar a situação.

Desperdício

Outra moradora, que não quis se identificar, também está revoltada com a situação. De acordo com ela, a Emasa havia pedido para os moradores lavarem seus tanques, para que fossem reabastecidos com água limpa, só que isso não aconteceu.

“Durante 20 dias, eles (Emasa) estão pedindo pra gente secar o nosso tanque, porque vai cair água limpa. Imagine o desperdício de água que está sendo promovido pela própria Emasa. Mostra que a Emasa não tem compromisso nenhum, nem com o meio ambiente, nem com racionamento, além da falta de respeito com a gente”, queixou a dona de casa.

Os dois condomínios Jubiabá e Gabriela têm, juntos, 2.052 residências.