A nova metodologia de contagem de casos da Covid-19 segue causando embaraços “diplomáticos” entre o sul da Bahia e o governo do Estado. Depois de Ilhéus, que anunciou casos em número menor do que os apontados pela Sesab, Itabuna também oficializou a ocorrência de 54 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, cravando 564 casos no município. Já a Sesab afirma que os números são maiores, 608 (VEJA AQUI). Quando se trata de mortes, a discrepância se inverte: Itabuna diz que são 15; Sesab informa 10.

A confusão se deve à mudança na metodologia da Sesab, que passou a considerar como infectados todos os casos notificados no estado, sejam nos hospitais públicos ou nos de referência ou a partir de exames processados pelo Lacen. Agora, positivados em testes, e também pacientes atendidos em centros médicos particulares.

Isso está fazendo com que os números subam vertiginosamente, mas deverão se estabilizar quando chegarem ao equilíbrio entre todas as fontes de informações. Os números de mortes por Covid-19 não serão afetados. O problema, como se vê, está em convencer os municípios.