A partir desta quarta-feira, 1º, o município de Itabuna passa a contar a com mais um instrumento de defesa, proteção e fiscalização do seu patrimônio e dos seus recursos ambientais, com o lançamento do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (Gopa) da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop).

O ato de lançamento do Gopa, presidido pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acontece a partir das 9 horas, durante solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Comendador Firmino Alves, centro. De acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, o evento contará ainda com a presença do promotor de Justiça Rafael Pithon, além de autoridades municipais e representantes de entidades e órgãos ligados às questões ambientais.

Segundo a secretária, o Grupamento Ostensivo Ambiental representa um ganho significativo para as políticas ambientais que vêm sendo executadas pelo governo municipal, tendo em vista que o tema é um dos mais recorrentes, inclusive no âmbito nacional e internacional. “Neste contexto, os municípios precisam adotar medidas e ações para a defesa do patrimônio ambiental e dos recursos naturais, urgentemente priorizadas”, argumentou.

Mariana ressalta que, para a formação do Gopa, 12 agentes da Guarda Civil Municipal passaram por uma capacitação e treinamento de 160 horas, quando tiveram noções sobre legislação e direito ambiental, defesa do patrimônio natural e atuação ostensiva na proteção dos recursos naturais. A capacitação contou com a atuação de representantes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil do Município de Salvador, além da advogada Jamile Seixas, da Procuradoria-Geral do Município de Itabuna e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.

A atuação do Gopa será focada em áreas como combate à poluição sonora, defesa e proteção ambiental e dos animais, combate ao descarte de entulhos em logradouros públicos, bem como na defesa dos recursos naturais, a exemplo do Rio Cachoeira e seus tributários. O Grupamento estará sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e com atuação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e demais órgãos  ambientais.