O secretário municipal de Governo, José Alberto Lima Filho, tem reforçado apelo para que a população de Itabuna receba  nas residências os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Na manhã de hoje, dia 9, ele concedeu entrevistas aos programas Poder da Notícia, da Rádio Boa FM (96,1 Mhz) e Difusora em Revista (740 Khz) quando destacou a importância de as pesquisas serem respondidas

O secretário Zé Alberto disse que os indicadores sociais, econômicos e de população que são coletados no censo demográfico resultam em investimentos para município. Como forma de   esclarecer dúvidas e mobilização da  população, a Prefeitura de Itabuna montou um  estande na Praça Adami, que funciona das 8 às 17 horas, onde as pessoas poderão agendar a visita dos recenseadores em domicílio  caso não tenham respondido ao questionário.

Dados preliminares publicados  pelo IBGE no Diário Oficial da União depois de acordo com o  Tribunal de Contas da União apontam que Itabuna está com uma população de 185.500 habitantes. O número  é  baixo,  já que a estimativa era de 215 mil pessoas.

“ O nosso apelo é para que as pessoas busquem atendimento no estande, no posto do IBGE, no segundo pavimento do IBGE onde funciona o Banco do Povo, na Avenida do Cinquentenário, para que todos sejam recenseados. Não preencher o questionário representa prejuízo para todo o município”, alerta José Alberto Lima Filho.

Além do estande na área central da cidade,  as  pessoas  podem ligar para 137, que é o  Disk-Censo do IBGE, para agendar a visita domiciliar pelos recenseadores. “É fundamental que todos sejam recenseados”, lembrou o secretário de Governo.

Até o momento, 110.125 mil unidades domiciliares foram visitadas pelos recenseadores,  o que ultrapassou o previsto pelo IBGE,  que era 93.34 unidades. Desse total, 71.582 são domicílios.  “A expectativa  é que o trabalho de campo seja concluído até sexta-feira”, afirmou o coordenador  do censo demográfico em Itabuna, Marcos Breno Almeida.