Valores como amor ao próximo e fraternidade deram o tom durante sessão especial na terça-feira (18), em homenagem ao Dia do Livro dos Espíritos. O evento, embalado pela cantora lírica Andrea Bien, foi proposto pelo vereador itabunense Ricardo Xavier (Cidadania) e recordou como surgiu a doutrina disseminada nas obras de Alan Kardec.

O edil lembrou que a Casa instituiu o Dia Municipal do Livro dos Espíritos, a partir de projeto do então vereador César Brandão. E falou da importância de todos manterem acesa a chama da esperança. “Nestes tempos de falência da família, é preciso resistir, acreditar que é possível em mundo melhor, onde o bem vence o mal”, observou.

 

A professora Verônica Kataoka, do Centro Espírita Porto da Esperança, trouxe um histórico do surgimento e as bases da doutrina. Principal obra, o Livro dos Espíritos foi lançado há 166 anos e classificado como “um manual de aperfeiçoamento humano, um manancial de valores morais”.

 

Ana Lopes, presidente do Conselho Regional Espírita 11, informou que há cerca de 50 centros na região, alguns, inclusive, presentes na sessão. Ela destacou a importância do Livro dos Espíritos para a religião que professa. “Essa obra nos traz orientações, informações e apoio para essa caminhada; estamos aqui para evoluir. Só iremos evoluir quando nos educarmos moralmente”.

Representando o ICEI (Instituto de Cultura Espírita de Itabuna), Edna Newman pontuou: “Nesses tempos tão difíceis pelos quais estamos passando, a doutrina traz o consolo, a harmonia que tanto as pessoas precisam. São tantos casos de depressão, suicídio; quanto mais pudermos divulgar a doutrina, melhor”.