Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar, o município de Itacaré iluminou além da sede da Prefeitura, o prédio anexo e a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo com a cor roxa, para apoiar a campanha “Filhos são eternos bebês”, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A ação tem apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Propeg (Agência de Comunicação). O termo, que envolve crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade, visa sensibilizar a sociedade para a adoção tardia.

A adoção tardia envolve além de crianças com idade avançada, grupos de irmãos e/ou com necessidades específicas de saúde ou deficiências.

A Campanha é realizada sempre em maio, em função do Dia Nacional da Adoção, celebrado neste dia 25. De acordo com o TJBA, em 2022, das 82 crianças adotadas no estado da Bahia, 50 tinham até 6 anos de idade e apenas 32 possuíam idade superior. Neste ano, a preferência por crianças com menos de seis anos tem se mantido. De janeiro a meados deste mês, das 41 sentenças de adoção proferidas, apenas 10 foram de crianças com idade superior a 6 anos.

Os dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA) revelam que os pretendentes, em sua maioria, preferem crianças com até 6 anos de idade. Por isso, a Campanha “Filhos são eternos bebês”, tem como proposta, incentivar o acolhimento de crianças em idade superior a 6 anos e as vantagens desse tipo de adoção: menos tempo na fila de espera; o juvenil participa do processo, pois ela adota os pais; além da possibilidade de ambos viverem um amor incomparável.  Roxo é a cor da TAG que aparece no SNA, a cada processo de adoção finalizado.