O Conselho da Juventude Pataxó da Bahia (Conjupab) promove, nos próximos dias 10, 11 e 12 de novembro, o II Encontro da juventude Pataxó, na Aldeia Juerana, localizada no munícipio de Porto Seguro, no sul do Estado. Durante o evento, serão discutidas questões referentes ao fortalecimento identitário e construções de intercâmbios culturais. Entre os objetivos, estão ampliar trocas de conhecimentos entre jovens indígenas, despertar-lhes para assumirem lideranças em suas comunidades e conduzi-los pelo caminho traçado pela ancestralidade.

Conforme explica a presidenta do Conjupab, Thaymehi Ferreira do Espírito Santo, a iniciativa de reunir a juventude Pataxó anualmente surgiu em 2019, quando ocorreu o primeiro encontro, na Aldeia Jaqueira. Em função da pandemia da Covid 19, o evento não pôde ser realizado entre os anos de 2020 e 2022, quando o conselho somou esforços para cuidar da saúde da população indígena em parceria com outras organizações como a Associação de Jovens Indígenas Pataxó (Ajip), o Coletivo de Mulheres Jovens Pataxó (Sarã) e o Grupo Cultural de Jovens da Aldeia Coroa Vermelha (MUP). “Mas realizamos assembleias menores para fortalecermos nossa proposta”, ressalta a presidenta.

A abertura do evento está programada para o período vespertino do 10/11, a partir das 12 horas. No segundo dia, as atividades ocorrem nos turnos matutino e vespertino, ficando o encerramento do evento para a manhã do 12/11. Temas como demarcação de terras, saúde, educação e espiritualidade indígenas serão discutidos nos três dias do evento, com a participação de palestrantes convidados.

De acordo com Thaymehi, os debates irão associar conhecimentos tradicionais dos povos originários a saberes científicos. Além das palestras, serão realizadas rodas de conversas, exposições de artes, como música, artesanato, dança entre outras expressões que refletem a identidade e os valores do povo Pataxó.