Live do Teatro Popular de Ilhéus terá Marco França e Fernando Yamamoto nesta segunda

"O encontro entre o Teatro Popular de Ilhéus e os Clowns de Shakespeare" é o tema do 14º episódio dos encontros virtuais

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta, nesta segunda-feira (17), às 19h, mais um episódio da série O Fio da Cena: Tecendo Memórias TPI – 30 anos. Desta vez com dois nomes de grande relevância nacional: o ator e multi-instrumentista Marco França — estrela da série Guerreiros do Sol, do Globoplay — e o diretor e dramaturgo Fernando Yamamoto, figura central do grupo Clowns de Shakespeare (RN).

A conversa, transmitida ao vivo pelo YouTube do TPI, será mediada por Romualdo Lisboa. O episódio destaca a ponte criativa entre o Teatro Popular de Ilhéus e os Clowns de Shakespeare, grupos que, cada um à sua maneira, redefiniram formas de pensar o teatro contemporâneo brasileiro, unindo pesquisa estética, musicalidade, experimentação e forte diálogo com o público.

Marco França, reconhecido pela integração única entre música e cena — com passagens por festivais internacionais, trabalhos no cinema e na TV e prêmios como o Shell e o Bibi Ferreira — retorna às memórias que o formaram no teatro potiguar. Já Fernando Yamamoto, diretor e dramaturgo respeitado pela ousadia e inventividade de suas montagens, relembra encontros, processos e atravessamentos que aproximaram o Clowns e o TPI ao longo dos anos.

Reencontro – Segundo o diretor Romualdo Lisboa, este reencontro sintetiza parte importante da história criativa do grupo baiano. “Receber Marco e Yamamoto nos 30 anos do TPI é reencontrar amigos de caminhada”, destaca. “São artistas que nos inspiraram e com quem partilhamos estética, afeto e a certeza de que o teatro continua sendo um ato de resistência e invenção.”, diz Lisboa.

Com episódios semanais até dezembro, O Fio da Cena segue revelando bastidores, histórias e influências que moldaram três décadas de atuação do Teatro Popular de Ilhéus e sua contribuição para o teatro afro-brasileiro e para a cena cultural do país.

Teatro Popular de Ilhéus (TPI) – O TPI é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo Programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.

Atualmente, o grupo está sediado temporariamente nas instalações da UESC, por meio de uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, o Departamento de Letras, o Núcleo de Artes e o Observatório Astronômico da universidade.

PNAB – Este projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

SERVIÇO
O Fio da Cena – Episódio 14
Convidados: Marco França e Fernando Yamamoto
Tema: O encontro entre o Teatro Popular de Ilhéus e os Clowns de Shakespeare
Data: Segunda-feira, 17 de novembro
Horário: 19h
Transmissão: Canal do TPI no YouTube

 

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.