O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou um vídeo no Twitter em que ele admite “inconsistência” no gabarito de algumas provas do Enem 2019. Segundo ele, teria ocorrido uma troca dos gabaritos na hora do fechamento dos envelopes da segunda prova.

Os candidatos, sobretudo, os que tiveram notas abaixo do esperado, foram surpreendidos com tal notícia. Weintraub assegurou, no entanto, que a situação será resolvida na segunda-feira (20).

“Houve inconsistência no gabarito de algumas provas. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno”, se manifestou o ministro na rede social.

Varredura

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que já adotou medidas para verificar eventuais inconsistências.

Segundo o Inep, os participantes que acreditam haver necessidade de revisão em suas notas devem encaminhar um e-mail, contendo nome completo e CPF para o endereço [email protected]. Todas as solicitações serão analisadas individualmente.

Ainda na sexta-feira (17), à noite, a equipe técnica do instituto identificou que se tratava de inconsistência na transmissão de dados que a gráfica envia ao Inep para processamento das notas e que era restrita a um grupo de participantes. A ocorrência gera contradições na associação entre o participante e a cor de sua prova, o que impacta sua média de proficiência.

O Inep informou, ainda, que segue o trabalho de varredura na base de dados para detectar e solucionar cada um dos casos individualmente. O instituto garantiu que não haverá nenhum prejuízo em relação ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que nenhum participante do Enem será prejudicado.