A Prefeitura de Itabuna fez mais uma vez a manutenção da área verde existente no final de linha do Bairro Novo São Caetano, imediações da estação da Coelba. Mas, o que chamou atenção foi um novo ponto de entulhos e lixo no lado oposto da rua.

“A Prefeitura faz o seu trabalho. Mas as pessoas que fazem o descarte irregular do lixo são as mesmas que depois ligam para a Prefeitura para reclamar”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Novo São Caetano, Roberto Menezes. Segundo ele, o lixo depois prejudica eles mesmos porque atrai insetos e animais peçonhentos.

O diretor de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, destaca a preservação das vias públicas e lamenta a falta de cidadania e consciência de quem despeja todo tipo de material nestes locais, tais como lixo doméstico, móveis, etc.

“Antes de criarmos esse ponto verde aqui no final de linha, a cada dois dias recolhíamos média de cinco caçambas de entulhos e lixo. A população ficou seis meses sem jogar lixo aqui, mas agora está criando um novo ponto de descarte ao lado da área ajardinada”, comentou. As áreas verdes contam com flores e pneus coloridos, dando um charme ao local.

Lázaro enfatiza que o trabalho de limpeza pública é realizado diariamente com muito empenho pelas equipes para tentar acabar com pontos de descarte irregular de lixo e entulho. “Havia cerca de 146 pontos viciados em janeiro do ano passado que foram reduzidos a 46 em toda a cidade. Por isso é necessária a colaboração da população”, afirma o diretor.