Moradores do Bairro Sarinha Alcântara estão em festa por conta da inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz (Vanda) no final da tarde de quinta-feira, dia 19. O novo espaço de convivência foi requalificado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

A Prefeitura instalou equipamentos novos e reconstruiu inteiramente a praça, localizada num trecho da Rua Epitácio Pessoa. O logradouro recebeu meio-fio, piso intertravado, piso cimentado central, com mesas contendo tabuleiro para área de vivência, além de iluminação em LED, paisagismo, rampas de acessibilidade e piso tátil.

Nas primeiras horas da manhã de ontem equipes do Departamento de Limpeza estiveram no local finalizando serviços de poda de árvores, limpeza em geral e também a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) visando a entrega do equipamento.

Na área da Iluminação Pública, por exemplo, equipes também estavam a postos fazendo os últimos ajustes. Foram instalados quatro postes com oito luminárias em LED. “É um investimento em qualidade com menor custo para o município. Isto é o que chamamos de eficiência em energia”, comentou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Eldon Almeida.

A reforma mudou completamente as condições de uso da praça, tornando-se num espaço de lazer para as crianças, adultos e idosos. Márcia Marcelina conta que o sentimento é de gratidão. “Foi uma bênção. Moro aqui há mais de 12 anos, mas desde criança frequentava essa rua por causa da minha avó e lembro que esse local só passou por reforma há 40 anos”, enfatiza.

Ao mesmo tempo em que agradeceu a revitalização, a moradora Rita de Cássia Barbosa ressaltou a importância de todos os moradores zelar pela preservação da praça. “De agora em diante dependerá de todos nós. Fico muito feliz em ver as crianças brincando. Ontem à noite quando ligaram a iluminação fiquei encantada”, contou.

Moradora da Rua Manoel Pereira, Maria Brito conta que passa pela praça diariamente e avalia que está sendo bom para todo o bairro. “Ficou um ambiente muito bom, porque antes era uma pracinha destruída que não tinha espaço para nenhum lazer. Hoje, as crianças têm onde brincar e os adultos jogar seu passatempo”, finalizou.