Morreu na madrugada desta segunda-feira (06), aos 71 anos, a professora aposentada e ex-vereadora de Ilhéus, Carmelita Angela Sousa Oliveira. Exemplo de mulher pública, a professora Carmelita deixa um legado importante para a educação no município e uma contribuição valorosa para a política da região.

Segundo um amigo, três semanas atrás, ela saiu de casa para pescar na praia do Norte, onde passou mal. Ela foi socorrida pelo Samu para o Hospital Regional Costa do Cacau. Lá, foi constatado que a professora havia sofrido três AVCs, sendo dois hemorrágicos. “O atendimento médico foi perfeito, mas os médicos alertavam sempre para o estado grave, que seria preciso aguardar para saber quais sequelas poderiam advir”, disse o amigo,

Carmelita é originária do movimento sindical dos professores, foi presidente da APPI/Sindicato. Foi filiada ao PCdoB, depois se filiou ao PT, partido pelo qual foi eleita vereadora por dois mandatos.

Em 2012, disputou a eleição para prefeita, ficou em segundo lugar. Em 2016, novamente se candidatou à prefeita, também sem sucesso. Carmelita era casada com Ednei Mendonça, militante e atual presidente do PT.

Além do esposo, ela deixa dois filhos, Gabriela e Ednei Filho, e dois netos. O velório acontece no SAF, na Conquista, e o sepultamento será às 16h30, no Cemitério da Vitória, no Alto Teresópolis.

Notas de Pesar:

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão, em nota, lamentaram o ocorrido. “Com muito aperto no coração me despeço da minha querida amiga Carmé, um ser humano ímpar que encantava a todos com o sorriso largo. Que Deus conforte o coração do amigo Ednei, da vereadora Enilda e de todos os familiares desse exemplo de educadora, que durante muitos anos contribuiu para o crescimento do ensino público em Ilhéus”, disse o prefeito.

“Querida amiga de caminhada, a nossa professora Carmelita participou de importantes lutas na organização dos professores na década de 80. Uma profissional excepcional, que dedicou sua vida à educação e tornou-se presidente da APPI- Sindicato dos Professores de Ilhéus. Carmé sempre teve posições firmes e nunca vacilou na defesa dos trabalhadores, da democracia e dos interesses de Ilhéus. Seu legado permanecerá a iluminar a luta por igualdade e justiça social. Deixo aos familiares meus sentimentos, especialmente ao amigo e esposo Ednei Mendonça, aos irmãos, filhos e amigos. Que Deus a receba na mansão celestial”, externou Bebeto.

Geraldo Simões também se pronunciou sobre a morte da ex-vereadora. “Rogo a Deus que acolha sua alma em seu lar de glória, e que não desampare os parentes e amigos que choram sua partida”.

Também divulgaram Nota de Pesar, a Prefeitura de Itabuna, o  Partido dos Trabalhadores de Itabuna e Jackson Moreira, presidente do PT em Itabuna. “Com grande pesar, lamento o passamento de minha amiga e companheira, Professora Carmelita. Sindicalista, petista, liderança política de destaque e, acima de tudo, uma amiga do povo ilheense. Deixa um exemplo de retidão e espírito público. Siga em paz, companheira! A nós, resta o consolo de saber que você viveu uma vida intensa, de lutas por ideais de justiça por aqueles que mais necessitam”, disse Jackson.

Ainda se manifestou com pesar, a APPI/APLB Sindicato Costa do Cacau. “Com profundo pesar, lamentamos o falecimento, na madrugada de hoje (06/11), da professora aposentada Carmelita Ângela Sousa Oliveira, de 71 anos. Nossa companheira e amiga deixa um verdadeiro legado na área, tendo participado ativamente em todos os decisivos momentos do processo de construção da Educação em nosso município. Carmé, como era carinhosamente chamada, foi uma lutadora incansável pelos direitos dos trabalhadores, sempre com a marca de um grande sorriso e personalidade carismática. 

Ex-presidente da APPI, com importante atuação na luta pela fundação do sindicato, professora Carmelita foi também vereadora em Ilhéus por dois mandatos (2005 – 2008 /2009- 2012 ) importantíssimos para a aprovação do plano de cargos e salários de magistério em 2008 e o plano de cargos e salários dos não docentes em 2011; e candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores (2012 e 2016), obtendo a maior votação da sigla no município. 

Consternados por essa perda, externamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos da educadora”.

O Colégio Vitória também lamentou perda da educadora. Além de todo o legado público deixado por Carmé, nossa instituição tem a alegria de ter sido escolhida, por essa vovó tão especial e sua família para acolher e educar um dos netinhos dela, o que demonstra a confiança em nosso sistema de ensino por alguém que era especialista na área”, destaca a diretora do Colégio Vitória, Ana Melo.