A Polícia Rodoviária Federal flagrou no final da tarde deste domingo (20) o condutor de uma motocicleta Honda/Cg 150 transitando alcoolizado. A ação foi registrada no Km 175 da BR 110, trecho do município de Ribeira do Pombal, distante 285 quilômetros de Salvador.

Era por volta das 17h15, equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia voltada ao enfrentamento a criminalidade quando visualizou o condutor de uma moto vermelha “zigue-zagueando” na via. Percebendo a situação de risco iminente, foi dada ordem de parada ao motociclista, porém o comando não foi atendido e teve início um acompanhamento tático.

Os PRFs conseguiram interceptar a moto e durante a abordagem identificaram no condutor sinais de que havia ingerido bebida alcoólica, como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito. Os policiais também descobriram que ele era inabilitado.

O condutor apresentou descontentamento com a ação policial e de forma agressiva proferiu palavras ofensivas contra os policiais como “deixem de vagabundagem”, “vagabundos são vocês”.

O homem, de 35 anos, foi submetido ao teste de etilômetro, cujo resultado indicou 1,28 mg/L de álcool por litro de ar alveolar expelido pelos pulmões, comprovando a embriaguez. O teste no aparelho apresentou índice 4 vezes maior do valor considerado como crime que é de 0,34 mgL.

Ao saber da prisão, o homem resistiu e tentou fugir, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Ele foi preso em fragrante pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção de veículo automotor (art. 306) dirigir veículo automotor sem CNH (art. 309), ambos da Lei nº 9.503/97 – CTB e mais o art. 331 (desacato) do Código Penal. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial de plantão, para lavratura do flagrante e demais procedimentos.

Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.

A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.