A ONG Unidos Pelo Diabetes realizou em 2023 um novo modelo do Mutirão do Diabetes de Itabuna, considerado pela International Diabetes Federation-IDF, um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença no mundo, cujo modelo já é replicado em cerca de 30 cidades de vários estados brasileiros.

Adaptando-se às novas tecnologias, o Mutirão vem inovando e passou a utilizar Telemedicina com Retinografia Digital e Inteligência Artificial com retinógrafo digital portátil (Eyer, Phelcom) no rastreamento da Retinopatia Diabética. “Isso trouxe um grande diferencial na amplificação e agilidade na capacidade de atendimento com menor necessidade de recursos humanos especializados presentes. Isto vem mudando nossos mutirões ficando cada vez melhores com a evolução exponencial da Inteligência Artificial”, destaca o Dr. Rafael Andrade, presidente da ONG e coordenador do Mutirão.

Em 2023, o Mutirão do Diabetes de Itabuna evoluiu para um processo de digitalização de todo fluxo de atendimento, onde os dados clínicos captados são compilados por uma ficha digital inteligente adaptada a um fluxo multidisciplinar complexo de avaliação não só da retina, mas de outras complicações, como cardíacas, renais e do pé diabético, construindo um banco de dados complexo em tempo real. Na área interna do Hospital Beira Rio foram atendidas cerca de 500 pacientes, selecionados após triagem realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna.

Localizada em Itabuna, no Sul da Bahia, a ONG Unidos pelo Diabetes compartilha conhecimento na prevenção e tratamento do diabetes, formada por voluntários, empresários, estudantes, médicos e professores que acreditam em um futuro melhor através da promoção da saúde.

“Ela tem como DNA a formatação e realização de mutirões e campanhas de diabetes, eventos multidisciplinares de prevenção e rastreamento de complicações, tendo o exame do fundo de olho como uma carro chefe por ser um biomarcador poderoso para separar os pacientes de risco elevado para outras complicações”, afirma o Dr. Rafael Andrade.

ITABUNA CIDADE AZUL
Há 19 anos, o Mutirão do Diabetes de Itabuna, mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições no combate ao diabetes. Mais de 30 mil pacientes foram atendidos nestes 19 anos, com o tratamento de cerca de três mil pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético.

Além do atendimento aos pacientes no Hospital Beira Rio, aconteceram simultaneamente a Pedalada Azul, com mais de 2000 ciclistas pelas avenidas da cidade, e o Aulão Azul Fitness, com mais de 500 participantes, além da prestação de serviços de saúde, nutrição e aferição da pressão arterial e testes de glicemia na Praça Rio Cachoeira. Mais uma vez, Itabuna se transforma na Cidade Azul na Prevenção do Diabetes.