O tapete vermelho, as luzes e flores do Teatro Candinha Doria formaram o cenário para a entrega de 60 homenagens a homens e mulheres de diferentes origens e profissões, que dão igual brilho à sociedade. Na noite de segunda-feira (26), foram concedidos Títulos de Cidadania Itabunense, Diplomas de Honra ao Mérito, Comendas Otaciana Pinto e Menções Honrosas pela Câmara de Vereadores.

O grupo de homenageados, vale registrar neste tempo delicado por que passamos, tem 26 profissionais de saúde. Entre eles, os enfermeiros Emerson Santos Oliveira e Patrícia Lavander Soares (indicados pelo Pastor Francisco/Republicanos), Katallin Portela de Oliveira (pelo edil Alex de Melo/PTC), Camila Silva Brito (por Wilma de Oliveira/PCdoB).

Também nesta área de atuação, a médica Lívia Mendes Aguiar e a psicóloga Lânia Lessa Peixoto (secretária e subsecretária de Saúde, respectivamente), indicadas por Francisco Gomes/PSD), além dos médicos Marluce Porciúncula Leão (pelo edil José Boaventura (Kaiá/Avante), Renato Costa (pelo edil Adão Lima/PSB).

Mais aplausos

 

Nomes da Educação também receberam aplausos, como a professora e secretária Janaína Araújo (indicada pelo vereador Alex de Melo/PTC), e o reitor da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), Alessandro Fernandes de Santana, que anunciou um convênio entre o município e aquela instituição. Ele teve o nome apresentado pelo edil Sivaldo Reis (PL).

As mais diversas atividades estiveram ali representadas, por exemplo, com o empresário Abmael Silva Santos, que vende botijão e água mineral em Itabuna (indicado por Cosme Oliveira Rosa/PMN); o Pastor Genésio Nery dos Santos (por Wanderson Leone/PDT); o motorista Mário Oliveira Santos, o Maguila da Unimed (apresentado por Manoel Porfírio/PT), e Hanna Kardine Alves Santos (de garçonete a dona de lojas da Cacau Show), nome indicado por Erasmo Ávila (PSD).

O deputado federal Raimundo Magalhães Costa (PL), nascido em Valença, é um dos homenageados com o Título de Cidadania Itabunense, a partir de indicação do edil Israel Cardoso (PTC). Ainda na esfera da política, o vereador licenciado e secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, laureado com o Diploma de Honra ao Mérito por Ronaldo Geraldo (Ronaldão/PL).

A solenidade contou, ainda, com Menções Honrosas concedidas à vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), única mulher na atual legislatura, e à secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro. Na honraria foi destacada a qualidade do trabalho que ambas vêm desenvolvendo desde o primeiro semestre deste ano.

“Por Itabuna no trilho”

O presidente da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), Mauro Ribeiro, entregou uma homenagem ao Legislativo, manifestando o agradecimento do comércio pelo apoio dos vereadores – sobretudo neste tempo de pandemia.

 

 

No discurso prestes ao encerramento da sessão, o prefeito Augusto Castro (PSD) destacou a importância da parceria do Poder Legislativo com a cidade. “Pensando num só objetivo: o desenvolvimento de Itabuna, uma cidade pujante, de um povo trabalhador, que tem no coração o desenvolvimento econômico desta terra”.

O presidente do Legislativo, Erasmo Ávila (PSD), frisou que a Casa aposta numa gestão participativa, com Câmara de Vereadores e Executivo unidos. “A preocupação de todos nós é que Itabuna volte ao lugar que ela merece; esse é o nosso objetivo, é por isso que essa Casa trabalha em parceria. Porque a gente precisa ver Itabuna no seu trilho”, reforçou.