O corpo da pediatra Zina Macedo foi sepultado por volta das 22 horas de ontem (12),  seguindo normas de segurança estabelecidas em protocolo do Ministério da Saúde. Os familiares estavam aguardando apenas a chegada de um dos filhos da médica, João Otávio Macedo Júnior, que reside em Salvador.

Dra Zina perdeu a batalha para a Covid-19 na tarde de ontem (12), após lutar 15 dias contra a doença. Estava  internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A instituição, inclusive, emitiu Nota de Pesar pela morte da pediatra:

“A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna lamenta, profundamente, o falecimento da médica pediátrica Zina Barbosa Oliveira Macedo, esposa do também médico João Otávio Macedo. A medicina do sul da Bahia perdeu essa excelente profissional e uma grande mãe de família.

A Santa Casa se solidariza com a família do médico João Otávio, que faz parte do corpo clínico do setor de nefrologia da instituição”, disse a nota.

A prefeitura de Itabuna também se pronunciou. “O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta profundamente o falecimento da médica pediatra Zina Macedo que faleceu na quinta-feira (12), deixando uma lacuna imensurável na área médica de Itabuna e região. Que Deus conforte a todos os familiares e amigos neste momento de dor”.

Dra Zina tinha aproximadamente 50 anos de carreira, dos quais muitos deles, trabalhou como coordenadora e pediatra no CEMEPI.

Boletim Covid

Segundo boletim, divulgado ontem (12) pela Vigilância Epidemiológica, o município já registrou 13.883 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 254 casos ativos; 13.292 casos curados; 17 internados em UTI, 11 em leito clínico e 337 óbitos.