A 2ª edição do “Origem Week – Feira de Origem e Negócios” dá o pontapé inicial às 14h desta quinta-feira (30) no Centro de Convenções de Salvador. Desde então, o público já poderá circular pelos corredores da grande feira com mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos, além de outros estados convidados. A cerimônia de abertura do evento acontece às 18h e vai contar com a participação de diversas  autoridades.

Até o domingo (2), turistas e soteropolitanos poderão apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais, com programação diária do Show Cooking, com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. Já o espaço Atelier será comandado pelo Chef Léo Vilela, todos os dias.

Além disso, a garotada também vai aproveitar o Kids Cooking em cinco horários diários, das 15h às 19h, com a Tia Pri, especialista em gastronomia funcional e infantil, além de chocolatier.Programação de quinta-feira (30): No primeiro dia de evento, o Show Cooking começa às 16h com o Chef Marcus Amaral e segue às 17h com o cachaceiro Raimundo Freire. Às 19h, o Chef belga Laurent Rezette comanda a programação. Ainda na quinta, o Lounge Origem recebe o Biscuit da Artesã Jose Santos, às 16h. Às 17h30 acontece a Oficina Alimentar “Nada se perde, tudo se cozinha”. Mais tarde, às 19h, o espaço abriga o Lançamento do Livro “Meliponicultura”.Programação de sexta-feira (31): A feira é aberta ao público às 14h. O Show Cooking começa às 14h30 com o Chef Jadson Nunes, segue às 16h com a Chef Dani Façanha e continua às 17h30 com o Chef Bruno Tupinambá. À noite, às 19h, o espaço é comandado pela Chef argentina Mariana Corbetta e, em seguida, às 20h30, pelo Chef Ricardo Campos.

Também na sexta, o Lounge Origem recebe a oficina de Macramê “Nós Macramê”, às 15h30, com Cassio Caiazzo e Erick Simões. Às 17h tem a Oficina e degustação das abelhas sem ferrão. Mais tarde, às 19h, acontece o Desfile Mulheres Negras. Raimundo da Cachaça fecha a programação com as “Caipirinhas”, às 20h.

Já no Auditório Fórum Origem tem Capacitação para agentes de Viagem – Costa do Cacau – ABAV, às 14h30. Em seguida, às 17h30, acontece o “Desafio do Turismo Sustentável: lidando com as mudanças climáticas na costa do cacau”. Pra fechar a noite, às 19h, tem o evento “Impactos positivos do setor florestal para as pessoas e municípios”, com ABAF Wilson Andrade.Programação de sábado (1º): A programação começa normalmente, às 14h, com abertura da feira pro público. O Show Cooking começa às 14h30 com Chef Josenilton Santos, segue às 16h com o Chef Thiago Sá e continua às 17h30 com o Chef belga  Laurent Rezette. À noite, às 19h, o espaço é comandado pela Chef argentina Mariana Corbetta e às 20h30 pela Chef Maria Helena.

O Lounge Origem recebe às 15h a programação “Laticínios Mais vida”. Às 17h tem a “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau”. Em seguida, às 19h, acontece o “Desfile Moda Artesanal”, da Setre. Fechando a noite, às 20h, tem o “Quilombo Art e Moda”, com base na estética Africana.

Também no sábado, o Auditório Origem Day conta com a palestra “Alimentos funcionais”, do Cimatec, às 14h. Às 15h tem o Selo Arte “como aderir”, com a Médica Veterinária Maria Cristina Brito. Mais tarde, às 16h, tem a “Cozinha 4.0 – Gestão de Negócios Gatronomicos”, com Josenilton Santos. Em seguida, às 17h, Debora Rodrigues, Jussara Dantas e Valda Aroucha comandam o “Mulheres empreendedoras no mercado de produtos do Brasil”. Para encerrar a noite, às 18h, acontece o evento “Turismo, Cacau e Chocolate: experiências autênticas na costa do cacau”.Programação de domingo (2): O último dia de evento começa como nos demais, às 14h. O Show Cooking começa às 16h com o Chef Léo Vilella. Em seguida, às 17h30, a Chef Cida Pescadora comanda o espaço. Mais tarde, às 19h, o Chef Ricardo Campos é a atração.

Já o Lounge Origem recebe mais uma edição da “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau”, às 15h30. Em seguida, às 17h, tem o “Cortejo folclórico”, da Setre. Às 19h é a vez da palestra “Dinheiro é coisa de Mulher”. Já às 20h, a “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau” volta ao palco para encerrar a noite.Sobre o Origem Week – Na programação ocorrem eventos já consagrados como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, bem como os lançamentos da Ilha do Mel e o Wine Road Show, apresentando marcas baianas, nacionais e importadas.Para terem acesso à programação, os interessados devem realizar um cadastro no site www.origemweek.com.br para a retirada gratuita do acesso ao Centro de Convenções de Salvador. Também será possível contribuir com uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados às instituições de caridade cadastradas.

Durante quatro dias, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada poderão compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente destas atividades.

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o Governo da Bahia, através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE e SEAGRI.

Grande sucesso de público, o festival caiu literalmente no gosto de baianos e turistas já faz parte do calendário de eventos do estado.SERVIÇO:Origem Week – Feira de NegóciosQuando: 30 de março à 2 de abril de 2023Onde: Centro de Convenções de SalvadorIngressos: Gratuitos em origemweek.com.br