A equipe docente do curso de Medicina da Unex- Faculdade de Excelência, em Itabuna, promoveu terça-feira (10), uma roda de conversa sobre o tema particularmente em evidência este mês, o câncer de mama. O evento, que teve como objetivo dar informações essenciais para orientar os pacientes sobre a doença que afeta mais de 60 mil mulheres por ano no Brasil, contou com a presença de grandes nomes da área médica da cidade e região, e aconteceu no campus da instituição.

A mesa redonda foi uma verdadeira fonte de orientação e aprendizagem, atraindo cerca de cem participantes, incluindo especialistas, representantes da academia, do poder público, de clínicas e hospitais, além dos alunos de primeiro e segundo semestre da Faculdade de Excelência, que tiveram a oportunidade de adquirir vasto conhecimento sobre o assunto.

O encontro contou com a contribuição valiosa dos mastologistas Dra. Marluce Rodrigues, Dra. Marcela Carvalho e Dr. Rafael Argolo, além do Dr. Luciano Peixoto, diretor da Imasto Itabuna, clínica especializada na área. Eles apresentaram de forma inovadora os aspectos atuais do rastreamento correto da doença, os exames diagnósticos indicados e o direcionamento a ser seguido no caso de um diagnóstico positivo. Dra. Marluce Rodrigues ressaltou a importância dessas atividades para a prevenção e para instruir os futuros médicos sobre o diagnóstico precoce.

A Medicina de Itabuna foi representada pelos membros Dr. Silvio Porto, Dr. Afonso Malta, Dr. Eduardo Kowalsky e Dr. Júlio Porto. A secretária municipal de Saúde, Dra. Lívia Mendes, que também é docente do curso, participou do debate, assim como a diretora do Hospital Calixto Midlej Filho, Dra. Maria Carolina e o Oncologista Rafael Mangabeira.

Evylin Dominyck, estudante de Medicina do primeiro semestre, considerou muito enriquecedoras as conversas com participação atuante de estudantes, professores, enfermeiros e médicos. “Esse bate papo serve para entendermos como ocorrem os casos de câncer de mama tanto nos homens quanto nas mulheres, para que, como médicos generalistas formados, possamos conseguir lidar com esse tipo de situação em nossos atendimentos”, afirmou.

A atividade contou ainda com as presenças do coordenador dos cursos de Medicina da Unex, Dr. Lino Sieiro Netto, do diretor Geral da Unex, Dr. Kaminsky Mello e do coordenador do curso de Medicina Dr.Eric Ettinger Júnior, mentor do evento. “Este momento hoje vai de encontro com o que acreditamos para a formação dos nossos alunos, para que ao sair da faculdade, eles estejam preparados para lidar com casos suspeitos de câncer de mama. A ocasião vem contribuir para a formação de nossos estudantes como médicos generalistas completos”, justificou.

O médico Sílvio Porto elogiou a noite, ressaltando que o evento tratou de maneira abrangente a abordagem preventiva, diagnóstica, curativa e os tratamentos da doença, um problema de saúde pública de grande relevância. Ele parabenizou Dr. Eric Júnior, acadêmico e coordenador do curso de medicina da Unex Itabuna, e enfatizou a importância de apoiar e incentivar eventos como esse para orientar as novas gerações no melhor caminho a seguir.