Os promotores de Justiça Pedro Maia, Norma Angélica Cavalcanti e Alexandre Cruz foram eleitos para a lista tríplice da qual será escolhido, pelo governador do Estado, o nome do chefe do Ministério Público do Estado da Bahia para o biênio 2022/2024. Eles foram os três candidatos mais votados em eleição realizada ontem, 14. Pela primeira vez, o pleito foi realizado exclusivamente por meio da rede mundial de computadores, em voto remoto, através do Sistema do Voto Digital.

Dos 595 procuradores e promotores de Justiça habilitados para votar, 594 registraram seu voto na urna digital. Pedro Maia obteve 501 votos, Norma Angélica, 481, e Alexandre Cruz, 414. O promotor de Justiça José Renato Oliva também disputou o pleito e obteve 187 votos.
A presidente da Comissão Eleitoral, a corregedora-geral do MP baiano, procuradora de Justiça Cleonice de Souza e Lima, destacou o sucesso do formato digital do pleito. “Realizamos eleições no ambiente virtual, o que representa um avanço muito grande. 100% praticamente dos eleitores compareceram às urnas e já divulgamos o resultado com a confiabilidade e transparência necessárias para uma eleição dessa importância”, afirmou. As eleições para o cargo de PGJ aconteceram ontem, de 10h às 18h, e o resultado saiu cinco minutos após o fim da votação.
Candidatos eleitos emitem Nota Pública
Os três candidatos eleitos para lista tríplice emitiram Nota Pública, na qual agradecem os votos. “Agradecemos a confiança de nossos pares, depositada não apenas em nós, mas especialmente em nosso plano de gestão único”.