Itabuna tem intensificado ações de combate e controle da dengue,chikungunya e zika vírus com ações educativas e aplicação de inseticida contra o mosquito através da pulverização costal no centro e bairros da cidade. Na manhã desta quarta-feira, dia 23, a Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou um Pit-Stop na cabeceira da Ponte do Miguel Calmon.

O objetivo da Equipe de Educação, que reúne Agentes Combate às Endemias, é conscientizar a população sobre os cuidados preventivos em casa para evitar o surgimento de larvas do Aedes aegypti e também alertar sobre as consequências negativas causadas pela proliferação do mosquito.

A chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, explicou que a prevenção, controle e o combate ao mosquito apesar de ser rotina diária dos agentes também deve ser uma preocupação das famílias que podem cooperar com este trabalho que não para. “Só com as ações preventivas permanentes, podemos evitar a proliferação do inseto que causa um grande estrago na saúde pública”, destacou.
.
Ela lembrou que, além da conscientização das pessoas em pontos estratégicos nas áreas centrais e periféricas da cidade, outras ações importantes também são executadas com frequência em Itabuna. Ela cita, por exemplo, o recolhimento de pneus descartados de forma irregular em canais, terrenos baldios e áreas abandonadas pelos proprietários. Os profissionais da saúde também recolhem esse tipo de material nas próprias borracharias.

“Quando expostos à chuva, os pneus se tornam ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses”, frisou Lucimar Ribeiro. A importância de cuidados simples, mas essenciais para a prevenção, foi lembrada por ela, destacando que é uma das principais ferramentas para evitar aumento de casos de arboviroses, principalmente, porque as condições climáticas favorecem a reprodução do inseto.