As cidades de Ilhéus e Porto Seguro, ambas no sul da Bahia, já operam com ocupação de 100% nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Em Porto Seguro, segundo boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), são mais de 80 casos confirmados de pacientes infectados pela Covid-19, com uma morte. Lá, os 10 leitos de UTI disponíveis, instalados no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, estão ocupados. Já os leitos clínicos, que totalizam 34, têm apenas 12% da ocupação, ou seja, quatro leitos com pacientes. Quem precisar de leito de UTI será transferido, por meio da regulação, para outra cidade que disponha de vagas em hospitais.

Ainda em Porto Seguro, a partir desta quarta-feira (27), passa a vigorar barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Haverá medição de temperatura para quem entrar no município e as pessoas devem assinar termo de responsabilidade com informações do local de procedência.

Além de Porto Seguro, a lotação nas UTIs também atingiu Ilhéus. As 31 unidades disponíveis para atendimento de pacientes com o novo coronavírus estão ocupadas.

A ocupação dos leitos de UTI também é preocupação nas cidades de Teixeira de Freitas e Itabuna, ambas no sul da Bahia. Em Teixeira, 3 dos cinco 5 leitos estão ocupados. Já em Itabuna, 9 dos 15 leitos já possuem pacientes.

Ainda em Itabuna, dos 68 leitos clínicos, 17 estão com pacientes. Na cidade continua o toque de recolher e suspensão das feiras livres.

Além disso, nesta quarta-feira, Itabuna teve antecipação do feriado de emancipação polícia da cidade, tradicionalmente celebrado em 28 de julho. A medida da antecipação é uma forma de evitar o fluxo de pessoas na rua e consequentemente, a disseminação da Covid-19.

Em Ilhéus, cidade vizinha a Itabuna, o número de casos do novo coronavírus passa de 440, com mais de 20 mortes. Já em em Itabuna, os registros passam de 750, com mais de 30 mortes, de acordo com o último boletim da Sesab. (Com informações do G1)