Por Arnold Coelho

 

Ontem, 5 de junho, o mundo comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e eu, como um bom ambientalista, procurei fazer algo de positivo nesse dia tão importante para o nosso planeta.

Apesar de tentar fazer sempre a minha parte produzindo cards, textos e campanhas de preservação e conscientização, esse ano resolvi fazer diferente, saindo um pouco da teoria e indo para a prática, colocando a mão literalmente na terra.

Consegui, no sábado, algumas mudas de Ipê, 7 Copas e Jambo na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; na sequência mandei mensagens convidando nove amigos para participarem desse plantio e só recebi o sinal positivo do amigo Tiago Menezes, que confirmou e subiu de bike.

Saí ontem bem cedinho, tendo como destino o topo da Serra do Córrego Grande e antes das 8 da manhã já estava na casa de Pedro Gama, que me recebeu com um delicioso café da manhã. Tiago chegou pouco depois (de bike) e na sequência colocamos a mão na terra (eu, Tiago e Pedro) e fizemos o plantio de cinco mudas.

Pedro nos deu ainda quatro mudas de Jambo, que plantamos na fazenda de Abel de Furtuoso. Abel e sua esposa Cristiane nos receberam de braços abertos e nos ajudaram cavando as covas próximos a uma área de nascente. Iniciamos o processo de replantio. Nesse primeiro momento foram cinco mudas e prometi voltar e concluir uma faixa de aproximadamente 100 metros.

A volta – apesar do cansaço – foi com a sensação de dever cumprido. Aproveitei para agradecer ao meu amigo Tiago, que comprou a ideia e tem se mostrado um defensor da causa ambiental.