Numa ação coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e de Planejamento (Seplan), a Prefeitura de Itabuna vai vacinar contra o Covid-19 os agentes ambientais que trabalham nas ações de campo do Programa Recicla Itabuna e na Central de Triagem da Coleta Seletiva no bairro Lomanto. A aplicação das doses dos imunizantes será em dois horários: às 8 e 14 horas.

Segundo o coordenador do Programa Recicla Itabuna e assessor de projetos da Seplan, Rosivaldo Pinheiro, um ônibus vai transportar agentes ambientais do Bairro Nova Ferradas até a Central. “Nossa intenção é que todos os agentes sejam vacinados ou tenham atualizado  o calendário vacinal que prevê três doses ou reforço”, afirmou.

Desde o dia 7 de fevereiro a Central de Triagem de Coleta Seletiva, no Bairro Lomanto, passou a funcionar coroando o processo de fechamento do antigo lixão. Na unidade, o principal instrumento de trabalho é o lixo que não é lixo, já que é fonte de receita para os integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

O Projeto Recicla Itabuna está sendo  realizado com a coleta domiciliar, por meio de um projeto-piloto  executado em seis bairros da cidade. São eles: Jardim Vitória, Góes Calmon, Conceição, Califórnia, Fátima e São Caetano. Mas, a expectativa é de que a partir de março seja ampliado gradualmente de acordo com a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD).

Nove ecopontos estão instalados em locais estratégicos para a entrega voluntária dos recicláveis pela população: no centro, nas praças Adami e Camacan, e na Avenida Aziz Maron. Já nos bairros, podem ser encontrados nas praças do São Caetano, Mangabinha, Conceição, Califórnia e Santo Antônio e no Centro Administrativo Firmino Alves.

RECICLA ITABUNA

As secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Planejamento (Seplan), Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Educação, Saúde, Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) e Governo também foram fundamentais para o programa, que tornou o município de Itabuna pioneiro ao cumprir integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Central de Triagem foi instalada pela Prefeitura no bairro Lomanto com o envolvimento e apoio de empresas parceiras do Recicla Itabuna de Coleta Seletiva como  CVR Costa do Cacau e Biosanear e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da  Bahia (Setre).