O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itabuna, Jackson Moreira, disse que o vereador Manoel Porfírio não tem competência para tratar de apoio do prefeito Augusto Castro ao senador Jaques Wagner, na disputa do governo do estado. “Muito menos associar esse apoio a um possível apoio dele, Porfírio, à primeira-dama Andrea Castro. Não é da alçada dele”, declarou.

A declaração foi dada ao blog O Trombone, em resposta às especulações de que o parlamentar estaria justificando um suposto apoio à secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município Andrea Castro. “Nós não ouvimos isso do vereador Porfírio, não acreditamos nessa possibilidade, até porque o regimento do Partido dos Trabalhadores é claro: os filiados do PT devem fazer campanha e apoiar candidatos do PT”.

Em relação à troca de apoio, Jackson vai além e diz que o apoio do prefeito Augusto Castro ao senador Jaques Wagner é um apoio natural, já que todos fazem parte da mesma aliança. “O prefeito tem dito que vai apoiar Wagner. Natural que isso aconteça, é um processo de reciprocidade, numa aliança que existe na Bahia. É desnecessária a intervenção de um vereador, ou de quem quer que seja, para um apoio natural de um prefeito da base a uma candidatura a governador”.

Moreira lembra que os governadores Wagner e Rui sempre apoiaram Itabuna ao longo desses 16 anos de governo. “Nós temos a Policlínica, temos a construção do teatro, a barragem do rio Colônia, pavimentação asfáltica etc. Recentemente, o governador anuncia a construção de 1.100 e a aplicação de R$ 10 milhões em pavimentação asfáltica para nossa cidade. Então, fica claro que é desnecessária qualquer intervenção no âmbito municipal para o apoio do prefeito à candidatura de Wagner. E, naturalmente, nós estamos na expectativa de ouvir do prefeito sobre o apoio e campanha para o presidente Lula”, cutucou.

 

Geraldo Simões

Outra especulação que surgiu, ao longo da semana, foi em relação a uma possível candidatura do ex-prefeito Geraldo Simões. Jackson confirma que o PT está, sim, discutindo a possibilidade de uma candidatura regional para a Assembleia Legislativa, e que os nós temos nomes giram em torno de Everaldo Anunciação ou Geraldo Simões. “São nomes já testados e aprovados na luta política. Mas, de concreto, mesmo, o PT de Ilhéus, o PT de Itabuna, o PT regional, aquilo que nos une 100% que é a candidatura de Lula, a candidatura do governador Wagner e a candidatura de senador da nossa coligação”.

Com relação a candidatura à Assembleia Legislativa, voltamos e insistimos em dizer que tem uma discussão coletiva, Ilhéus e Itabuna, com a perspectiva da construção de uma candidatura regional. O presidente disse que essa semana foi, ainda, surpreendido com uma notícia de que Geraldo teria desistido de se candidatar para apoiar a reeleição do deputado estadual Paulo Rangel, ao que ele reage dizendo ser “prematuro”.

“Primeiro estamos discutindo a possibilidade da construção da candidatura regional e, não existindo, vai-se discutir outras possibilidades. Tanto Geraldo, quanto Everaldo, historicamente, são companheiros que se dedicam às causas coletivas. Isso significa que estarão à disposição do partido e de nossas lideranças Lula, Wagner e Rui para desempenhar o melhor papel que for mais interessante para a reconstrução do Brasil e a continuidade do projeto vitorioso na Bahia”.