Uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem do Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna, acaba de participar, em Brasília, da Sessão de Aprendizagem Presencial, evento promovido pelo Ministério da Saúde voltado para capacitação de profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva pediátricas e neonatais em diferentes regiões brasileiras.

A ação faz do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), via Projeto Saúde em Nossas Mãos, que visa a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde e ao número de óbitos. No sul da Bahia, o Hospital Manoel Novaes faz parte do projeto com a UTI Pediátrica, mas os novos conceitos e recomendações do Ministério da Saúde estão sendo replicados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, que atende crianças e pré-adolescentes.

A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, destacou a importância das ações promovidas pelo Ministério da Saúde para assegurar melhorias nas UTIs dos hospitais materno-infantil. “Foram promovidas oficinas, com três dias intensos de trabalho. Seremos fomentadores das novas práticas na nossa unidade. Eles nos deram ferramentas para que façamos as mudanças nos hospitais infantis participantes do projeto”, detalhou a médica. Além da médica, participaram da capacitação os enfermeiros Igor Ferretti Silva (coordenador de enfermagem da UTI Pediátrica) e Paulo Roberto Araújo (enfermeiro assistencial), e Adriana Alves Silva (técnica de enfermagem).

Os participantes do projeto são hospitais com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As ações do Proadi-SUS são desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Moinhos de Vento, Alemão Osvaldo Cruz, Hcor-Hospital do Coração e Sírio-Libanês.

O Hospital Manoel Novaes também está participando do Proadi-SUS Tele UTI, com acompanhamento do Hospital Moinhos de Vento. O programa tem como objetivo avaliar o impacto da telemedicina na melhoria da assistência pediátrica em todo o país. Vários pacientes do HMN já foram beneficiados com o Tele UTI. Uma equipe do Moinhos de Vento visitará a unidade hospitalar nos dias 25 e 26 de novembro.