A nova sede da Promotoria Regional de Porto Seguro foi inaugurada oficialmente na manhã de quarta-feira, 9, pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Localizado na Rua Jaqueira, no bairro de Tabapiri, o novo prédio, com área construída de quase 770 metros quadrados, conta com recepção, sala multiuso, sala de reunião interna, sanitários, refeitório, salas técnicas e de gerência, atendimento, secretaria processual, almoxarifado e ainda abriga instalações da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul).

O estacionamento tem 35 vagas internas e quatro externas. Durante a solenidade, foram plantadas no terreno da sede, que chega a mais de 6 mil metros quadrados, uma muda de pau-brasil, pela PGJ, e diversas espécies da mata atlântica nativa da região, através de uma parceira com o programa Arboretum, que desenvolve ações de reflorestamento no extremo sul baiano.

A sede, que está atendendo a população de Porto Seguro e região desde o dia 14 de junho, é fruto de um esforço significativo de investimento do MP para aprimoramento e ampliação da prestação de serviço à população local, pontuou a chefe da Instituição. “É um momento de alegria e felicidade. Com muita honra, cumprimento todos e colegas e todas as autoridades presentes. Inaugurar obras com essa magnitude, como foi realizado ontem em Eunápolis e aqui hoje, é muito esforço do MP da Bahia. Todos nós vamos inaugurar Regional para trabalhar sempre pelo melhor da Bahia, para o melhor da Justiça, para vencermos uma luta diuturna, contra o crime, e salvar nossa possa população de suas carências e dificuldades”, afirmou a PGJ durante seu discurso.

 

O evento teve a presença do PGJ Adjunto Paulo Marcelo Costa; do chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; do secretário-geral, promotor de Justiça Alexandre Cruz; o coordenador regional, promotor de Justiça João Paulo Costa; vice-prefeito de Porto Seguro Paulo César Onishi; a procuradora-geral do Município Magaly Menezes; o juiz Rogério Silva; a presidente da OAB local, Fernanda Salvatore; o presidente da Associação do Ministério Público Marcelo Miranda; os promotores da Regional Jaqueline Magnavita, Wallace Mesquita de Barros, Darrielle Aleixo, Michelle Souto, Lair Azevedo e Bruno Gontijo; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Yuri Mello; o promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira, Fábio Corrêa; os promotores de Justiça da Regional de Eunápolis Catherine Matos, Mariana Libório e Rodrigo Rubiale; o superintendente de Gestão Administrativa (SGA), André Ribeiro, entre outras autoridades civis e militares.

O chefe de Gabinete Pedro Maia destacou a satisfação de entregar uma instalação com as condições necessárias para membros e servidores prestarem um serviço de qualidade à população. “Um equipamento entregue com muita luta. Nosso orçamento é curto, mas busca sempre melhor servir. É uma nova casa, espaçosa, confortável, sem luxo, mas com certeza à altura da Instituição e do serviço que o MP presta à comunidade na região”, disse.

“Porto Seguro já pedia, já muito tempo, uma sede dessa magnitude, para propiciar um melhor atendimento à população, àqueles que procuram nosso serviço. Essa nova sede demonstra o cuidado da Administração em trazer o mesmo atendimento, que o cidadão tem na capital, para o interior. Com certeza, estamos bem instalados. É um marco histórico”, afirmou o coordenador João Paulo Costa. A Regional de Porto Seguro compreende também Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Os três municípios, juntos, abrigam mais de 210 mil pessoas.