Mais avanço tecnológico chega à Ilhéus por meio do projeto de implantação da rede de fibra óptica, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), uma parceria da Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), com o Governo Federal.

Com a formação de um condomínio digital de gerenciamento de rede compartilhada entre os municípios de Ilhéus, Itabuna, a UESC, UFSB, IFBA, SENAI, CEPLAC, dentre outros, toda a administração pública do município de Ilhéus será contemplada com alta conectividade por um sistema de fibra ótica dedicada, de alto desempenho.

A curto, médio e longo prazo, o município vai contar com capacidade de banda muito superior ao utilizado na rede privada, para satisfazer todas as demandas governamentais de conectividade com sobra. “A integralização da implantação da rede de fibra ótica em Ilhéus, vai refletir na melhora da agilidade, eficácia e oferta dos serviços públicos prestados à população”, explanou a titular da pasta, Soane Galvão.

O gerente de Inovação da SDE, Lucas Mota, explica que a iniciativa vai proporcionar  uma internet de qualidade, com reativação por IP, intranet com segurança (serviços internos protegidos), todas as escolas e postos de saúde na cidade interligados e internet distribuída dentro do âmbito urbano.

A previsão de conclusão das obras da rede está prevista para o final de maio e a implantação e inauguração, nos órgãos municipais, acontecerá até o final deste ano.