As ruas do Bairro Urbis IV, na zona oeste de Itabuna, onde a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), fez a remoção de resíduos da enchente do Rio Cachoeira, começaram a ser lavadas com hidrojato.

A ação visa prevenir a proliferação de doenças causadas por vetores como roedores, insetos e aracnídeos (aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões, dentre outras espécies). Equipes da Emasa estão colaborando com a limpeza das vias da cidade desde o momento que as águas do Cachoeira cederam.

Segundo o gerente de saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, o trabalho tem sido árduo. Mas, toda a equipe está empenhada em contribuir para que a cidade retome sua normalidade após o desastre natural. “Todos da Gerência de Saneamento trabalham com afinco para que as pessoas vítimas da enchente possam ter forças para um novo recomeço com as ruas limpas”, diz.

Tauan lembra que o pessoal ainda está atuando no Urbis IV, onde média de 30 caçambas de entulhos é retirada a cada dia. “Cada caçamba tem um volume 12 m³. Além de realizar a limpeza das ruas, estamos lavando escolas, unidades de saúde e os pontos de abrigo de desalojados”, destaca.