Servidores municipais que atuam na área de Saúde em Itabuna paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (13), por conta de atrasos no pagamento dos salários. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), o objetivo da paralisação é justamente pressionar a prefeitura a pagar os proventos referentes ao mês de junho.
Manifestações ocorrem em frente aos postos de saúde do município e no Samu. De acordo com o Sindserv, o pregeito Fernando Gomes não nomeou um secretário interino para a pasta da Saúde para que este autorizasse o pagamento, prejudicando, assim, centenas de trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
A Secretaria de Saúde está sem titular desde a última a quarta-feira (8), quando o então secretário Juvenal Maynart pediu exoneração do cargo (Relembre aqui).
“Eu conheço muitos colegas que precisaram alugar apartamentos para não colocar suas família em risco e estão tendo dificuldade de manter a situação”, disse um enfermeiro do Samu em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
Uma servidora informou que a paralisação segue durante toda a manhã nas unidades de saúde até que o município dê uma resposta à nossa paralisação. “Se não fizer o pagamento do salário, a gente vai continuar paralisado, lembrando que as pessoas com sintomas da Covid-19 não deixarão de ser atendidas. A população não deixará de ser atendida pelo compromisso dos servidores da Saúde que estão recebendo salário atrasado. A gente lamenta a insensibilidade do prefeito”, disparou.
O Sindserv informou que 30% do efetivo continuam trabalhando. A categoria disse ainda, que entre 1,2 mil a 1,6 mil servidores da saúde estão com seus salários atrasados.