O Hospital Municipal Ana Mariani, no município de Barra, oeste baiano, iniciou na terça-feira (4), um novo capítulo em sua história. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) passou a comandar a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde da unidade hospitalar. O ato contou com a presença de autoridades do poder executivo, legislativo, da área médica e empregados.

Durante a cerimônia, o prefeito de Barra, Artur Silva Filho, destacou a atuação centenária da Santa Casa de Itabuna. “Hoje é motivo de alegria para todos. Através deste contrato de prestação de serviços, o Hospital Municipal Ana Mariani passa a contar com a excelência do atendimento que a Santa Casa de Itabuna emprega ao longo dos seus 104 anos, passando a gerir a unidade hospitalar em nossa cidade”.

Acompanhado da equipe de trabalho, o provedor Francisco Valdece reafirmou aos barrences seu compromisso em prestar um serviço de qualidade. “Nossa instituição fará 105 anos com uma história marcada por conquistas. Temos a expertise nessa atividade e vamos trabalhar em conjunto para resolver as questões de saúde no município, e certamente a população será a grande beneficiada nesse processo”.

Para dirigir este projeto, a SCMI designou Mônica Ferreira para a gerência administrativa. A direção médica ficou a cargo do cirurgião geral, o médico Valker Souza Silva Filho. A previsão é de que a mudança melhore a qualidade dos serviços oferecidos e reduza os custos de funcionamento da unidade. A SCMI foi a vencedora da licitação para administrar o Ana Mariani, conforme o Chamamento Público 004/2021.

O hospital

Equipado para atender e executar procedimentos de média complexidade, o Hospital Municipal de Barra possui 40 leitos que são disponibilizados para atendimento de urgência e emergência, clínica médica, cirúrgica, obstetrícia e pediatria. A unidade contará, inicialmente, com uma equipe composta de 15 médicos e 130 empregados que atuarão no acolhimento das pessoas que buscarem atendimento médico.

Santa Casa de Itabuna

A SCMI é uma instituição filantrópica de grande porte, com 104 anos de atuação e mantenedora dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Possui em seu quadro mais de 1.800 empregados, um corpo clínico diversificado nas áreas da assistência médico-hospitalar na execução de procedimentos de alta complexidade, sendo referência na prestação de serviços de saúde nas regiões sul e extremo-sul da Bahia.