A Santa Casa de Itabuna, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, iniciou, semana passada, novas classes para assegurar que os pacientes internados em longa permanência nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej tenham continuidade nos seus estudos. As aulas são ministradas pelos professores que integram o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Sarahdo) e o Atendimento Educacional Hospitalar Domiciliar (ATEHD).

A diretora pedagógica do ATEHD, Maria Rita Prudente, explica que o objetivo é garantir o direito à educação aos pacientes que estão com limitação para frequentar a escola. “Os pacientes com acesso às aulas precisam estar matriculados em uma escola de origem (município onde residem), para a continuidade da educação e que possamos contribuir com todo o processo de aprendizagem do aluno. Esse estudante tem toda a vida escolar garantida, com notas e históricos, por exemplo.

Maria Rita Prudente afirma que o serviço de classe hospitalar conta com professores referência e os que atuam por segmento, numa parceria do ATEHD com a Educação de Jovens Adultos (EJA), para oferta de aulas para os pacientes em tratamento nos serviços da SCMI. “Com as Linguagens Humanas, Ciências Naturais e Exatas. São essas três linguagens que atendem os pacientes adultos”.

AULAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
As crianças e pré-adolescentes recebem aulas com os professores de origem, de referência. Realizado em parceria com a rede municipal de ensino, o ATEHD é voltado para atendimento às crianças, pré-adolescentes e adolescentes internados nos dois hospitais da Santa Casa e os que estão hospedados na Casa de Apoio do Gacc Sul Bahia. “Além das aulas e oficinas voltadas para educação infantil, ensino fundamental I e II, é ofertado o atendimento psicopedagógico, mais individual”, observa.

De acordo com a professora Aline Gomes, do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares, os beneficiados com o projeto são alunos matriculados na rede estadual de Educação, sejam no segmento do ensino médio para jovens e adultos ou no ensino médio regular. “Trabalhamos por área de conhecimento, com professores das áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Humanas. Atendemos os pacientes no hospital e também na residência”, conta.

Segundo as regras do Sarahdo, podem ser beneficiados moradores de qualquer município em que ele estejam matriculados na rede estadual de ensino. “Por exemplo, um morador de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, se for aluno do estado, e em tratamento aqui, será acompanhado pelo Sarahdo durante todo o tempo em que estiver no processo de tratamento de saúde”, conta Aline Gomes.

O ATEHD é uma modalidade de ensino que consiste em levar aulas para crianças e adolescentes internadas. A modalidade foi implantada nos hospitais da Santa Casa em 2004, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com o mesmo propósito, porém, com foco nos pacientes adultos, o Sarahdo foi implantado em 2018, e funciona em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Os serviços beneficiam principalmente os pacientes das unidades de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A gerente de Recursos Humanos da Santa Casa, Eneila Cerqueira, destaca a importância da parceria para que as pessoas em tratamento tenham acesso aulas gratuitas. “Essa parceria social com ATEHD e Sarahdo tem gerado bons resultados para os pacientes. A nossa instituição está focada não apenas em assegurar atendimento para melhorar a qualidade dos pacientes, mas também em possibilitar que o paciente mantenha os seus estudos em dia”, afirma Eneila Cerqueira.