A prevenção, com exames clínicos anuais, principalmente a partir dos 40 anos de idade, ainda é a melhor arma contra o câncer de mama, que é um dos principais causadores de mortes no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que o país feche o ano com registro de mais de 73 mil novos casos da doença e atinja cerca de 18 mil mortes.

Para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama são realizadas, desde os anos 90, durante o mês de outubro, campanhas de conscientização em todo o mundo. No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é para que toda a mulher com idade a partir dos 40 anos procure uma unidade básica de saúde mais próxima fazer o exame clínico. As mulheres de 50 a 69 anos precisam fazer, ao menos, uma mamografia a cada dois anos.

O Ministério da Saúde reforça que as mulheres nessa faixa etária devem fazer exames mesmo que não apresentem sintomas de câncer de mama. No sul da Bahia, a Santa Casa de Itabuna, que oferta o tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS), participa todos os anos da Campanha Mundial Outubro Rosa, com orientações sobre a doença e palestras para pacientes e acompanhantes.

Com o tema: “Um toque que pode mudar a sua vida, a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce”, a programação na Santa Casa começa na segunda-feira (2), a partir das 8h, no auditório da administração, com a participação de membros da Provedoria. Em seguida, haverá palestras das médicas Regiana Quinto (hematologista) e Teresa Fonseca (oncologista).

A programação do Outubro Rosa prossegue nos dias 3 e 4, com atividades nas unidades de Quimioterapia, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho; na Radioterapia e Pediatria, no anexo do Hospital Manoel Novaes. Além de Feira de Oncologia Institucional, com atividades exclusivas para os trabalhadores da Santa Casa.

AUTOCUIDADO

De acordo com o Ministério da Saúde, o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Pequenos caroços podem aparecer debaixo do braço. Outro sinal da doença é que a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja.

O coordenador do Serviço de Oncologia da SCMI, Alexandre Melo, destaca que o exame das mamas pode ser feito por um médico ou enfermeiro treinado. “Por meio do exame clínico poderão ser identificadas alterações nas mamas. Muitas vezes, a mulher deixa para procurar o atendimento de um profissional quando sente os sintomas. Isso é um erro. Precisa ficar em alerta o tempo todo, principalmente depois que passa dos 40 anos”, afirma.

Estudos indicam que cerca de 13% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados, se as pessoas tivessem adotado estilo de vida saudável, com alimentação a base de frutas, legumes e verduras. Além disso, não deve ser fumante e são recomendadas atividades físicas.