Representantes da Santa Casa de Itabuna participaram de uma série de reuniões com diretores e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert. A instituição de saúde do Rio da Grande do Sul é formada por nove hospitais, que são responsáveis por mais de 6 milhões de atendimentos por ano, realiza todos os tipos de transplantes de órgãos e é referência nacional em diversos serviços.

Entre os temas debatidos pelos representantes das duas Santas Casas, durante reunião na Provedoria da Instituição de Porto Alegre, estão governança, sustentabilidade, diretrizes, planejamento estratégico, cenários e desafios para as instituições e hospitais filantrópicos no país. Os representantes da Santa Casa de Itabuna também visitam os hospitais e centro administrativo da instituição do Rio Grande do Sul.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, destacou que a troca de informações ajudam no direcionamento de medidas administrativas na instituição de saúde do sul da Bahia. “Viemos conhecer de perto a estrutura de uma das instituições de saúde mais estruturadas do Brasil. Essa troca de experiência é muito importante para as nossas políticas e práticas”, afirma Francisco Valdece.

Durante dois dias em Porto Alegre, Francisco Valdece, acompanhado de André Wermann (primeiro tesoureiro da SCMI) e Amilton Fiaes (diretor financeiro da SCMI), trocou experiências e debateu projetos com gestores e dirigentes de diferentes áreas da Santa Casa de Misericórdia da capital do Rio Grande do Sul.

Além do provedor Alfredo Guilherme Englert, os representantes da Santa Casa de Itabuna, tiveram reuniões com Vilson Darós (vice-provedor), Antônio Nocchi Kallil (diretor médico), Gisele Alsina Nader Bastos (diretora de operações), Fernando Lopes (assessora de relacionamento Corpo Clínico), Jader Pires (diretor administrativo), Oswaldo Luís Balparda (diretor de Relações com Mercado), Ricardo Englert (diretor financeiro), Jurema Xavier (gerente financeira), Rosana Peres (gerente de captação) e Andrea Macagnann (gerente de marketing).