A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, anunciou, ontem (27) que a Secretaria Municipal da Educação (SME) estará colocando à disposição da Rede Municipal de Ensino, nos próximos dias, o projeto “Plantão Psicológico”.

Segundo a secretária, o projeto se evidencia num contexto de pandemia e pós-pandemia, em que a necessidade de distanciamento social, atividades escolares não presenciais, organização dos trabalhos docentes em casa e maior envolvimento das famílias exigem que a ambientação de todas essas circunstâncias se impulsionem a partir da premissa da saúde mental, do equilíbrio psicológico e do bem-estar de todos os atores que protagonizam diretamente a educação pública municipal, neste momento.

O Plantão Psicológico contará com uma rede profissional de apoio vinda do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), que colocará à disposição da SME o seu quadro de profissionais em Psicologia.

Poderão acessar os serviços do Plantão Psicológico funcionários da Rede Municipal de Ensino, professores lotados na SME atuantes na rede, além de familiares dos estudantes que necessitem de acolhimento e apoio nesse momento de enfrentamento da pandemia.

O plantão funcionará de segunda à quinta, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min. O tempo de duração de cada atendimento será de 20 minutos, podendo ser ampliado, dependendo das análises e decisões de cada caso e de cada profissional de psicologia. Para que se acesse o serviço, não haverá necessidade de agendamento prévio. Todos os atendimentos serão feitos por telefone, em números que serão divulgados nos próximos dias. A SME está nos últimos ajustes para que o serviço seja iniciado.