Em atenção às solicitações feitas pela professora Carminha Oliveira, presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI), a secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, encaminhou na manhã desta sexta-feira (31) um ofício circular de nº 132/2020, esclarecendo alguns pontos a pedido do sindicato e deixou claro em seu comunicado que não houve qualquer aceno por parte da Secretaria sobre a possibilidade de se fincar uma data para reabertura das escolas.

No comunicado, a secretária garantiu que os assuntos envolvendo o retorno das atividades das escolas serão discutidos “com os atores institucionais coparticipes do processo” e informou que nenhum estudante, professor ou servidor será colocado em situação de insegurança em relação à preservação da saúde ou da vida.

Segundo a presidente do SIMPI esta é a medida mais coerente neste momento, haja vista que o município demonstra clara incapacidade de administrar a reabertura das escolas, tendo em vista os riscos de contaminação provenientes do coronavírus. “Nós, enquanto sindicato, estamos atentos e aguardamos o convite da Secretaria para futuras discussões sobre o assunto. É imperioso que se preserve a integridade e a saúde de todo colegiado escolar”, declarou Carminha Oliveira.

No mesmo ofício, a secretária, atendendo a outra reivindicação do SIMPI, informou que estão previstos para segunda quinzena de agosto, cursos específicos de aprendizagem das tecnologias virtuais de forma remota, que vão do nível básico ao avançado, situação que permitirá maior familiarização dos profissionais com as novas tecnologias. No tocante à execução de uma live, pedido também feito pelo SIMPI, a secretária informou que as eventuais dúvidas dos professores já estão sendo supridas de forma individualizada, por meio de atendimentos realizados pelos formadores do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).