Na abertura da Jornada Pedagógica 2022 na manhã de hoje, dia 21, no Teatro Municipal Candinha Doria, a secretária municipal de Educação, Janaína Araújo, destacou a importância do novo momento vivenciado pela Rede Municipal de Ensino de Itabuna, cujas aulas se iniciam na próxima quarta-feira, dia 23. Em pelo menos 13 escolas as aulas serão presenciais.

“2022 é um ano em que planejamos e esperamos executar muitas ações diferentes, preservando os cuidados, mas permitindo também que os nossos alunos tenham experiências neste novo momento”, disse a secretária.

Durante o evento, que teve como objetivo incentivar a reflexão e um debate sobre os desafios e possibilidades da Rede Municipal de Ensino no ano letivo, a secretária Janaína Araújo frisou que este será um ano que exigirá muito empenho, muito trabalho, qualidade e compromisso da comunidade escolar. “A responsabilidade aumenta neste novo momento em razão da necessidade de uma nova adaptação, mas principalmente por ser o momento de resgatar, de atrair os alunos que se afastaram”, exultou.

A secretária reforçou ainda que as demais escolas permanecerão no formato híbrido (bloco de atividades). “Retomamos de forma responsável e gradativa, respeitando todos os profissionais e alunos. A nossa expectativa é de que até junho 100% das escolas retornem às aulas no formato presencial. Agora não foi possível o retorno de todas por conta das obras de requalificação das unidades escolares”, informou.

PALESTRAS

A Jornada Pedagógica teve como tema “Educação na perspectiva da PHC (Pedagogia Histórico-Crítica): um olhar sobre a totalidade do sujeito” e contou ainda com uma palestra motivacional com o tema “Retorno à presencialidade: desafios e possibilidades”, ministrada pelo professor Delney Lima, que há 20 anos atua como educador corporativo e também é produtor cultural.

A palestra Magna ficou por conta do professor doutor Tiago Lavoura, que tem pós-doutorado em Educação pela UFMG e pela Universidade de Aveiro (Portugal). Ele fez uma explanação sobre “Educação de Itabuna: um olhar sobre a totalidade do sujeito”.