Secretário José Castro visita o Conjunto Penal de Itabuna para inaugurar obras e autorizar novos projetos

por Domingos Matos
0 comentários 2 minutos para ler

O Conjunto Penal de Itabuna recebeu, nesta sexta-feira (8), a visita do Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, em um momento marcado por importantes avanços na infraestrutura da unidade e a apresentação de projetos estratégicos para a ressocialização de internos. Os projetos e as obras de infraestrutura são fruto de estudos e análises em conjunto, realizados pela empresa Socializa e o Governo do Estado, mediante gestão compartilhada.

Durante a visita, foram inauguradas obras que visam melhorar as condições operacionais do Conjunto Penal, especialmente na formação de mão-de-obra para absorção pela própria Unidade Prisional, fomentando o processo de ressocialização sustentável preconizado pelo Governo do Estado, através da SEAP.

Entre os destaques está a implantação de uma Oficina-Escola, que servirá como incubadora de cursos profissionalizantes, a exemplo de cursos de Elétrica Básica, Serralheiria, Refrigeração e Manutenção de Ar-condicionado, entre outros. Ao mesmo tempo, as aulas práticas serão aplicadas em soluções para as demandas da própria estrutura prisional.

O secretário José Castro também autorizou a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), como parte dos esforços para a redução dos custos de operação do complexo. A obra vai gerar economia significativa nos custos com abastecimento de água por carros-pipa, nos momentos de escassez na oferta pela EMASA. “Essa é uma obra importantíssima, que vai nos ajudar na economia de recursos públicos para a manutenção da unidade”, declarou o secretário José Castro.

Também foi autorizada a inserção de 16 novos reeducandos no Polo de Confecções, que será ampliado, para atender à demanda de fardamento e provedoria de todas as unidades do Governo do Estado. Atualmente, 26 internos laboram na unidade fabril. “O turno noturno ampliará a capacidade produtiva do Conjunto Penal de Itabuna, oportunizando, também, um maior quantitativo de reeducandos inseridos em atividades laborativas, com remição de pena pelo trabalho e favorrcendo a ressocialização”, afirma o diretor do Conjunto Penal, José Fabiano.

Ainda foi oficialmente apresentado no Conjunto Penal de Itabuna o Projeto Fênix, como mais uma ferramenta para expansão da ressocialização. O projeto busca fortalecer a reintegração social por meio de atividades educativas, profissionais e comportamentais, promovendo um ambiente mais humano e seguro.

Segurança

A visita também serviu como momento de avaliação e reforço da importância do cumprimento de normas operacionais por parte dos colaboradores da unidade. O cumprimento dos procedimentos é uma preocupação da gestão para manter um padrão de disciplina e eficiência nas atividades do corpo funcional, reforçando a segurança de todos que laboram, visitam e de alguma forma convivem no ambiente prisional.

A presença do secretário reforça o compromisso do Governo do Estado da Bahia com a modernização do sistema prisional e a promoção de ações que vão além da custódia, priorizando a dignidade, a reinserção e a cidadania dos internos. A visita foi acompanhada pelos diretores da Socializa, Rodrigo Azevedo e Renê Almeida. O vereador Babá Cearense participou, a convite do secretário José Castro.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.