A agenda de mobilizações alusivas ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, será marcada pela realização da live “Combate ao racismo, conquistas e desafios na educação”, nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, numa parceria entre as secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Educação (SEC). O evento será transmitido pelo Youtube, mobilizando organizações da sociedade civil, instituições, estudantes e educadores da rede estadual de ensino.

Serão abordadas pautas como a luta contra o racismo, conquistas e desafios no campo das políticas afirmativas, sobretudo, experiências no âmbito da Lei de Cotas no acesso ao Ensino Superior, que completa 10 anos em 2022, dentre outros programas e ações de apoio estudantil. Jovens oriundos de escolas públicas farão depoimentos e trocas de experiências, incluindo estudantes quilombolas do interior do estado.

Sobre a data

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, emblemático para a luta antirracista, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória.

Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A data também marca, no Brasil, a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.