Dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apontam uma redução de 2,4% no número de suicídios no Estado de 2019 para 2020. Apesar da queda, os índices ainda preocupam. Foram 680 casos no último ano. Uma das formas de manter a população em alerta sobre este fato é campanha nacional conhecida como Setembro Amarelo, que motiva iniciativas em espaços públicos e privados para ampliar a conscientização e prevenção contra o suicídio.

Neste propósito, com o apoio de profissionais da área de saúde mental, o Espaço Novo Tempo, que faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Itabuna, tem promovido uma série de palestras e rodas de conversa sobre o tema. O evento, que é aberto à toda comunidade, tem acontecido nas quintas-feiras de setembro e já abordou questões como a definição contemporânea do suicídio; como identificar e prevenir; autoconhecimento e cura como prevenção; e resiliência.

Nesta quinta-feira (30), às 19, acontecerá o último encontro da série, que contará com a participação de todos os profissionais que palestraram nas semanas anteriores.